TRADUZIR

SEM TÍTULO >> UNTITLED (2010) Ocupação EAV | Performance

  • Helena Almeida
  • 16 NOVEMBRO 22H30
  • 17 NOVEMBRO 13:30 - 15:30
  • EAV Parque Lage

SOBRE A PERFORMANCE

Realizada por Helena Almeida pela primeira vez em 2010, a performance será recriada com a supervisão de Alexandre Sá. Os alunos da EAV irão recriar obras da coleção FRAC Lorraine, a partir do Protocolos dos Autores (orientações e especificações de com recriar as obras a qualquer tempo, em qualquer lugar), numa curadoria conjunta com o FRAC Lorraine.

 

SOBRE A ARTISTA

Helena Almeida é uma artista incontornável na cena internacional da arte contemporânea. Nasce em 1934, Lisboa, Portugal, cidade onde vive e trabalha. Estudou Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. A artista representou Portugal na Bienal de Veneza por duas ocasiões: 1982 e 2005. Em 2004, participa na Bienal de Sidney, Austrália. Recentemente a sua obra foi exibida em importantes museus e galerias, tais como: Galerie les filles du calvarie, Paris, França; John Hansard Gallery, Southampton, Inglaterra; Fundación Telefónica, Madrid, Espanha; Helga de Alvear, Madrid; Pinacoteca de São Paulo, Brasil; Kettle’s Yard, University of Cambridge, Inglaterra; Galeria Filomena Soares, Lisboa; Thomas Erben Gallery, Nova Iorque, E.U.A..

Actualmente, prepara importantes exposições colectivas e individuais, por todo o mundo, tais como: Tate Modern, Londres; Akademie der Künste, Berlim, Alemanha; Museu Serralves, Porto; Jeu de Paume, Paris e Wiels Museum, Bruxelas.

SOBRE A RECRIAÇÃO

Supervisão: Alexandre Sá
Participantes: Amélia Sampaio e Aude Chevalier-Beaumel

 

SOBRE A OCUPAÇÃO

Ocupação na EAV Parque Lage com instalações, performances, espetáculo, música, lançamento de livro, exibição de documentário e encontro de ideias.
Em parceria com o FRAC Lorraine e a Escola de Artes Visuais, o TEMPO_FESTIVAL apresenta a coreógrafa Olga Mesa, o artista plástico Francisco Ruiz e a recriação de obras da coleção 49 NORD 6 EST.

SOBRE O 49 NORD 6 EST – FRAC Lorraine

O Fundo Regional de Arte Contemporânea de Lorraine não se caracteriza como um centro cultural ou museu e sim um espaço vivo de diálogo, intercambio e criação. Sua coleção questiona os limites da política patrimonial e a efemeridade da Arte ao optar na compra de obras protocoladas e performances que podem ser recriadas. O projeto com o FRAC LORRAINE se apresenta dentro do quadro do programa TransARTE. Iniciado pelo Instituto Francês, o programa promove a circulação e a promoção de proposições artísticas que escapam à lógica dos gêneros codificados: das artes performativas às artes visuais, do cinema à literatura… Concebido como uma etiqueta, este programa inovador, iniciado na Itália, em 2012, continua na Itália durante todo o ano de 2013 e também na América Latina e Estados Unidos.

 

SOBRE A ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE – EAV

Os artistas e professores Alexandre Dacosta, Alexandre Sá e João Modé supervisionaram alunos da EAV na recriação de obras da coleção FRAC Lorraine, a partir do Protocolos dos Autores (orientações e especificações de com recriar as obras a qualquer tempo, em qualquer lugar), numa curadoria conjunta com o FRAC Lorraine.