Ocupação no Parque Lage – EAV com instalações, performances, espetáculo, música, lançamento de livro, exibição de documentário e encontro de ideias.
Em parceria com o FRAC Lorraine e a Escola de Artes Visuais, o TEMPO_FESTIVAL apresenta a coreógrafa Olga Mesa, o artista plástico Francisco Ruiz e a recriação de obras da coleção 49 NORD 6 EST.
> 49 NORD 6 EST – FRAC Lorraine
O Fundo Regional de Arte Contemporânea de Lorraine não se caracteriza como um centro cultural ou museu e sim um espaço vivo de diálogo, intercambio e criação. Sua coleção questiona os limites da política patrimonial e a efemeridade da Arte ao optar na compra de obras protocoladas e performances que podem ser recriadas.
> Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV
Os artistas e professores Alexandre Dacosta, Alexandre Sá e João Modé supervisionaram alunos da EAV na recriação de obras da coleção FRAC Lorraine, a partir do Protocolos dos Autores (orientações e especificações de com recriar as obras a qualquer tempo, em qualquer lugar), numa curadoria conjunta com o FRAC Lorraine.
INSTALAÇÃO | COLEÇÃO 49 NORD 6 EST – FRAC LORRAINE
PROTÓTIPO IMPROVISADO DO TIPO “NUVEM” >> PROTOTYPE IMPROVISÉ DE TYPE “NUAGE” (2009)
Instalação de dimensões variadas.
> Yona Friedman é arquiteto, filósofo e artista. Nasceu em 1923, em Budapeste- HG. Vive e trabalha em Paris.
RECRIAÇÃO I
Supervisão: João Modé
Participantes: Alessandra Filgueiras, Alfredo Bartoly, Alice de Lima Nin Ferreira, Aline Alves, Andrea Leal Yaghdjian, Andressa Medeiros, Anna Beatriz Gaglianone, Arlindo Santos, Arthur Rezende, Augusto Alencar, Bárbara Machado, Beatriz Rezende, Bianca Araújo, Caio Casagrande, Camila Rubinato, Dayane Nascimento, Eduardo de Almeida, Felipe Barros, Gabriel Prado, Gabrielle Windmuller, Helio Vianna Junior, Herbert López, Ian Brum, Isadora Malta, Julia de Catro, Juliana Bravin, Karina Villafan, Kepler Nascimento, Leonardo Antan, Lívia Pereira, Loraine Nogueira, Lucas de Almeida, Lucas Pereira Barros, Luis Eduardo Barreto, Luis Paulo Bianco, Luiza Amaral, Luiza Carneiro, Marcela de Albuquerque Vaz, Marcela Fernandes, Maria Stella Maiques, Mariana dos Santos, Mariana Vieira Souto, Marianna Valença, Marina Morettoni, Mateus Nagime, Matheus Dantas, Mônica Ferreira da Silva, Natasha Amorim, Nickolas Cerqueira, Paula Santos, Pedro Diaz, Pilar Saldanha de Miguel, Rayanne Marques, Rosemary Fraga Costa, Sean Diss Goulart, Thaysa da Silva Paulo e Victoria Bastos.
RECRIAÇÃO II
Supervisão: Alexandre Dacosta
Participantes: Ana Chacel, Antonio Carlos Rodrigues Braz, Augusto Braz, Camila Saturnino Braga, Clara Consentino, Daniela Cristina, Fernanda Dutra, Flor Azul, Giselle Magioli, Guilherme Prado, Gustavo Henrique Custodio Wanderley, João Monteiro, Juliana Teixeira de Freitas, Luana Fonseca Damasio, Lyzandro Coelho, Maca Martinez de Pinillos, Marco Antonio da Silva, Maria Victoria Oliveira, Pedro Igor Bento, Pedro Meri, Silvia Maia, Vanessa Leão, Vinicius Darvi, Yan Braz.
PERFORMANCES | COLEÇÃO 49 NORD 6 EST – FRAC LORRAINE
CONSTATATION DE LA PRÉSENCE D’UN VOLUME IMMATÉRIEL, MONTRÉAL (1974)
Performance realizada por Ángel Ribé pela primeira vez em Montreal, em 1974.
> Ángels Ribé nasceu em 1943 em Barcelona – Espanha, onde vive e trabalha.
RECRIAÇÃO
Supervisão: Alexandre Sá
Participante: Davi Ribeiro
16 > 22:30h
17 > 15h
Parque Lage – EAV Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.
3 PONTOS 4, CHICAGO >> 3 POINTS 4, CHICAGO
Ação realizada por Ángels Ribé pela primeira vez em Chicago, em 1973.
> Ángels Ribé nasceu em 1943 em Barcelona – Espanha, onde vive e trabalha.
RECRIAÇÃO
Supervisão: Alexandre Sá
Participantes: Davi Ribeiro, Eduardo Souza, Samuel Pires
17 > Entre 11h e 13h | Parque Lage – EAV Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.
ÍNTIMO E PESSOAL >> INTÍME ET PERSONNEL
Performance realizada por Esther Ferrer pela primeira vez em 1967.
> Esther Ferrer nasceu em 1937 em San Sebastian – Espanha. Vive e trabalha em Paris.
RECRIAÇÃO
Supervisão: Alexandre Sá
Participantes: Amélia Sampaio, André Scient, Artur Cunha, Auder Chevalier-Beaumel, Eduardo Souza, Felipe Barros, Guilherme Folly, Hélio Vianna, Karina Villafan, Natássia Vello, Pedro Igor Bento, Pedro Metri, Samuel Pires e Vinícius Davi.
16 > 24h
17 > 14h
Parque Lage – EAV Rua Jardim Botânico, 414 –Jardim Botânico.
SEM TÍTULO >> UNTITLED (2010)
Performance
> Helena Almeida nasceu em Lisboa, em 1934, onde vive e trabalha.
RECRIAÇÃO
Supervisão: Alexandre Sá
Participantes: Amélia Sampaio e Aude Chevalier-Beaumel
16 > 22:30h
17 > 13:30h e 15:30h
Parque Lage – EAV Rua Jardim Botânico, 414 –Jardim Botânico.
MIL CRUZES PELA ESTRADA >> A THOUSAND CROSSES ON THE ROAD
Performance realizada por Lotty Rosenfeld pela primeira vez no Chile, em 1979.
> Lotty Rosenfeld nasceu em Santiago do Chile, em 1943, onde vive e trabalha.
RECRIAÇÃO
Participantes: Alunos do curso de Fundamentação da EAV – Parque Lage, orientados por João Modé.
17 > Entre 9h e 18h | Orla de Copacabana e Ipanema.
VÍDEOS | COLEÇÃO 49 NORD 6 EST – FRAC LORRAINE
SEM TÍTULO >> UNTITLED (2010)
Vídeo, preto e branco, som | Duração: 18’
> Helena Almeida nasceu em Lisboa, em 1934, onde vive e trabalha.
VÍDEO COMPILAÇÃO DE AÇÕES DE ARTE >> VIDEO COMPILATION DE ACCIONES DE ARTE (1979-2008)
Vídeo colorido, som | Duração: 17’30’’
Vídeo com performances realizadas pela artista em espaços públicos entre 1979 e 2008.
> Lotty Rosenfeld nasceu em Santiago do Chile, em 1943, onde vive e trabalha.
ENCONTRO | 49 NORD 6 EST – FRAC LORRAINE
> BÉATRICE JOSSE, ALEXANDRE DACOSTA, ALEXANDRE SÁ E JOÃO MODÉ
A francesa Béatrice Josse é diretora do FRAC Lorraine desde 1993. O encontro aborda o porquê de uma coleção de obras efêmeras e como é a recriação dessas obras em um novo contexto (político, temporal, espacial e estético) e as relações entre Artes Plásticas e Artes Cênicas – WWW.FRACLORRAINE.ORG
17 > 16h | Parque Lage – EAV Rua Jardim Botânico, 414 –Jardim Botânico.
DANÇA | MUSICA | VÍDEO | TECNOLOGIA
CARMEN/SHAKESPEARE – ACTO 1º (visita guiada)
OLGA MESA E FRANCISCO RUIZ DE INFANTE >> FRANÇA
Carmen/Shakespeare é uma obra musical, coreográfica e visual, de múltiplas caras e dimensões. A sonoridade dos sonetos de amor de Shakespeare, aliada a ópera de Bizet, constituem o núcleo explosivo e é o ponto de partida da obra.
Aqui não se trata de interpretar Carmen nem Shakespeare, mas sim de invocar a energia de um corpo mítico (mitológico, lendário, utópico) e tentar ser possuído por ele. Em cena, um homem e uma mulher se encontram no interior de uma armadilha tecnológica construída por eles mesmos (uma sala repleta de câmeras e projetores). Está máquina é um terceiro personagem: impondo rituais cíclicos a toda a execução.
>> A coreógrafa Olga Mesa e o artista visual Francisco Ruiz Infante trabalham com processos híbridos entre dança, performance, música vídeo e tecnologia voltados para temas como corpo, memória, presença e movimento.
Concepção, interpretação, coreografia, trilha sonora, textos: Francisco Ruiz de Infante & Olga Mesa | Espaços Sonoros: Construídos a partir de extratos do Acto 1º da ópera Carmen de Bizet dirigida por G. Prêtre com Maria Callas | Textos adicionais: Extratos diálogos/enunciados da ópera Carmen (livreto de H. Meilhac e L. Halévy. Sonetos 43 e 102 de W. Shakespeare | Imagens adicionais: Google Maps | Produção: Cie Olga Mesa, Hors Champ, Fuera de Campo | Coprodução: Marseille Objectif Danse (FR), Centre Chorégraphique National de Montpellier Languedoc-Roussillon, (FR), Théâtre Pôle Sud, Estrasburgo (FR)
ENCONTRO
> Os artistas apresentam o processo de criação da obra em um encontro com o público.
16 > 22h 17 > 18h | AD HOC
17 > 15h | Encontro
Parque Lage – EAV Rua Jardim Botânico, 414 –Jardim Botânico.
O projeto com o FRAC LORRAINE se apresenta dentro do quadro do programa TransARTE. Iniciado pelo Instituto Francês, o programa promove a circulação e a promoção de proposições artísticas que escapam à lógica dos gêneros codificados: das artes performativas às artes visuais, do cinema à literatura… Concebido como uma etiqueta, este programa inovador, iniciado na Itália, em 2012, continua na Itália durante todo o ano de 2013 e também na América Latina e Estados Unidos.
OBS: COLOCAR LOGOS REFERENTES A ESSA PARCERIA NA ORDEM ABAIXO
TransARTE, Ministére Culture Communication, Lá Région Lorraine, FRAC Lorraine,
AINDA (TÍTULO)
PERFORMANCE INÉDITA
CURADORIA-OPERÁRIA (2013)
Dois “quase-produtores” discutem a hipotética curadoria de uma utópica exposição.
> Alexandre Sá. Profissional híbrido, que trabalha com diversas linguagens (performances, instalações, textos críticos e vídeos).
> Maíra Gerstner. Mestre em Comunicação pela ECO-UFRJ e graduada em Artes Cênicas pela USP. É atriz e pesquisadora independente.
16 > 23h | Parque Lage – EAV Rua Jardim Botânico, 414 –Jardim Botânico.
BANANARAMA (1994-2013)
> Bob N é artista plástico. Nasceu em 1967, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha.
16 > A partir das 22h | Parque Lage – EAV Rua Jardim Botânico, 414 –Jardim Botânico.
APRESENTAÇÃO LIVRO + ENCONTRO + DOCUMENTÁRIO
APRESENTAÇÃO LIVRO + ENCONTRO | RUMOS TEATRO 2010/2012
Lançamento da publicação Encontro, do programa Rumos Itaú Cultural Teatro. Encontro é uma publicação formada por dois livros e um vídeo documentário, resultantes da primeira edição do programa Rumos Itaú Cultural Teatro 2010/2012.
O primeiro livro apresenta as pesquisas desenvolvidas pelos 24 grupos de teatro brasileiro participantes do programa. O segundo livro é um testemunho poético escrito por Eleonora Fabião durante os nove dias de convivência com os mais de 200 artistas participantes do programa na sede do Itaú Cultural em São Paulo.
> ELEONORA FABIÃO E CRISTINA ESPÍRITO SANTO
A atriz e professora Eleonora Fabião e a gestora cultural e coordenadora do núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, Cristina Espírito Santo, falam sobre a experiência do Edital Rumos para Teatro. O edital propôs a cada um dos grupos selecionados que escolhessem outro grupo para intercambiar. Foram 12 intercâmbios, durante seis meses. A mostra dos resultados dessa pesquisa aconteceu na cidade de São Paulo, em 2011.
17 > 14h | Parque Lage – EAV Rua Jardim Botânico, 414 –Jardim Botânico.
DOCUMENTÁRIO | RUMOS TEATRO 2010/2012
Dividido em quatro partes de 27 minutos cada, o vídeo documentário foi gravado durante o encontro de todos os participantes na sede do Itaú Cultural.
Exibições do documentário em looping
16 > 22h – 02 | Parque Lage – EAV Rua Jardim Botânico, 414 –Jardim Botânico.
17 > 11h – 19h | Parque Lage – EAV Rua Jardim Botânico, 414 –Jardim Botânico.
PARCERIA
Rumos + Itaú Cultural