TRADUZIR

MIL CRUZES PELA ESTRADA Ocupação EAV | Performance | Vídeo

  • Lotty Rosenfeld
  • 24 NOVEMBRO 11H
  • POSTO 6 COPACABANA

SOBRE A PERFORMANCE

Realizada por Lotty Rosenfeld pela primeira vez no Chile, em 1979, a performance será recriada com a supervisão de João Modé. Os alunos da EAV irão recriar obras da coleção FRAC Lorraine, a partir do Protocolos dos Autores (orientações e especificações de com recriar as obras a qualquer tempo, em qualquer lugar), numa curadoria conjunta com o FRAC Lorraine.

 

SOBRE A ARTISTA

Lotty Rosenfeld é uma artista visual e documentarista chilena. Além de seu trabalho com o Colectivo de Acciones de Artes (CADA), Rosenfeld foi pioneira no campo do video art e video performance. Recipiente de vários prêmios e constante participante em exposições internacionais, inclusive na Documenta 2007, ela tem trabalhos emblemáticos que inluem Una milla de cruces sobre el pavimento (1979), Una herida americana (1982), Paz para Sebastian Acevedo (1985), El padre mío (1985), Nicanor Parra (1991), May Day (1993), By pass (1997), El empeño latinoamericano (1998), ¿Quién viene con Nelson Torres? (2001) La guerra de Arauco (2001) e Moción de orden (2002).

 

SOBRE A RECRIAÇÃO

Participantes: Alunos do curso de Fundamentação da EAV – Parque Lage, orientados por João Modé.

 

SOBRE A OCUPAÇÃO

Ocupação na EAV Parque Lage com instalações, performances, espetáculo, música, lançamento de livro, exibição de documentário e encontro de ideias.
Em parceria com o FRAC Lorraine e a Escola de Artes Visuais, o TEMPO_FESTIVAL apresenta a coreógrafa Olga Mesa, o artista plástico Francisco Ruiz e a recriação de obras da coleção 49 NORD 6 EST.

SOBRE O 49 NORD 6 EST – FRAC Lorraine

O Fundo Regional de Arte Contemporânea de Lorraine não se caracteriza como um centro cultural ou museu e sim um espaço vivo de diálogo, intercambio e criação. Sua coleção questiona os limites da política patrimonial e a efemeridade da Arte ao optar na compra de obras protocoladas e performances que podem ser recriadas. O projeto com o FRAC LORRAINE se apresenta dentro do quadro do programa TransARTE. Iniciado pelo Instituto Francês, o programa promove a circulação e a promoção de proposições artísticas que escapam à lógica dos gêneros codificados: das artes performativas às artes visuais, do cinema à literatura… Concebido como uma etiqueta, este programa inovador, iniciado na Itália, em 2012, continua na Itália durante todo o ano de 2013 e também na América Latina e Estados Unidos.

 

SOBRE A ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE – EAV

Os artistas e professores Alexandre Dacosta, Alexandre Sá e João Modé supervisionaram alunos da EAV na recriação de obras da coleção FRAC Lorraine, a partir do Protocolos dos Autores (orientações e especificações de com recriar as obras a qualquer tempo, em qualquer lugar), numa curadoria conjunta com o FRAC Lorraine.