Além das peças, performances, instalações, oficinas e leituras, o TEMPO_FESTIVAL 2014 tem em sua programação quatro exposições. Mantendo seu caráter interdisciplinar, o festival traz ao Rio exposições que, em alguns casos, são produtos de performances e que oferecem oficinas ao público.
A partir do trabalho do estúdio de design Radiográfico, da dupla de designers e diretores de arte Olivia Ferreira e Pedro Garavaglia, e que assinam a concepção visual do TEMPO, a exposição Peça Gráfica, que ficará exposta no Reduto, de 14 a 21 de outubro, trata da interação do design com as artes cênicas. A Mostra traz um recorte da cena contemporânea carioca através dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos para as principais companhias, atores e diretores da cidade, como por exemplo: Enrique Diaz, Christiane Jatahy, Drica Moraes, Intrépida Trupe, Michel Melamed, Cia. dos Atores e Cia. Dani Lima.
Em exposição no CCBB do dia 16 de outubro a 22 de dezembro, Carne é um projeto artístico com concepção e atuação de Daniela Amorim e Karine Teles. Dividido em 3 partes – duas performances e uma exposição – as duas artistas, com colaboração de Brígida Baltar (ambientação cênica) e Gustavo Pizzi (vídeos), levantam questões acerca do mundo feminino: sexualidade, maternidade e envelhecimento.
As performances Peep Show e Placenta tratam, respectivamente, de sexualidade e maternidade e são complementadas por Procedimento, que trata do envelhecimento. A obra, uma escultura em porcelana de uma senhora de 94 anos e um texto que sugere uma série de ações a serem executadas em frente ao espelho, ficará exposta até o dia 22 de dezembro.
A reconhecida fotógrafa holandesa-uruguaina Diana Blok também irá apresentar um trabalho com temática que engloba questões relacionadas ao corpo e à sexualidade. Adventures in Cross-Casting consiste em fotografias que retratam profissionais de artes cênicas incorporando personagens do sexo oposto e que dialogam com as trajetórias dos fotografados. Para o TEMPO, Diana retratará Álamo Facó como Frida Khalo, Barbara Paz como Andy Warhol, Bruna Linzmeyer como Saci Pererê, Camila Pitanga como Poseidon, Eliane Giardini como Lampião, Evandro Mesquita como Maria Bonita, Fernando Eiras como Maria Callas, Matheus Nachtergaele como Luz del Fuego e Michel Melamed como Iemanjá. O trabalho ficará exposto em mobiliários urbanos da cidade entre os dias 14 e 19 de outubro.
Outra exposição resultante de uma performance completa o quarteto fantástico das exposições do TEMPO_FESTIVAL 2014. O grupo de artistas de rua Systèmes K produz esculturas humanas feitas de durex, a partir de corpos de transeuntes do espaço público. Estes casulos viram paisagem urbana em três locais distintos no Rio de Janeiro: na Biblioteca Parque Estadual, no Oi Futuro Flamengo e na Praça São Salvador. Para saber mais de LES SCOTCHEURS ECLAIRÉS, clique aqui.