Ao centro, no fundo do palco, uma tabela de basquete. Em cena, jogadores-atores disputam uma partida expondo lances de resistência, força e técnica. Ao mesmo tempo, um homem e uma mulher debatem sua relação: do amor à política, do dinheiro à morte. Tanto a partida como o debate estão unidos pela ideia de enfrentamento e pelo empenho de forças vitais para se ganhar um jogo. Mas, afinal, por que jogar? O que tem a nos dizer sobre a vida e sobre o mundo a complexa relação entre cansaço físico e disposição intelectual?
Basquete em cena, cena em quadra. A cada montagem da peça, os atores de Observem como o cansaço acaba com o pensamento se integram a convidados locais: jogadores de basquete e uma banda de sopro. Uma residência artística com os jogadores da Escola de Basquete da CUFA (Central Única de Favelas), selecionados pelo treinador Orlando Correa, e com a banda Fanfarrada.
Como traduzir para a cena a realidade contemporânea? Esse é o principal desafio de Pablo Gisbert e Tanya Beyeler, fundadores do El Conde de Torrefiel, criado em 2010. Em apenas três anos o grupo se tornou um dos mais interessantes do teatro contemporâneo da Espanha. Seus trabalhos transitam entre literatura, artes plásticas e performance.
Concepção e criação: El Conde de Torrefiel | Autor: Rebecca Praga | Direção: Pablo Gisbert e Tanya Beyeler | Elenco: Andreu Martínez, Jordi Rodríguez, Pablo Gisbert, Sergi Mollà Vicendo | Jogadores convidados: Jordan BK, Matheus Lima, Vitor Sant’Anna | Músicos: Frédéric Chopin e a Banda Fanfarrada
Com a colaboração de: La Porta, Barcelona, programa “Espacios cómodos ’11” y CoNCA (Consell Nacional de la Cultura i les Arts).
http://www.elcondedetorrefiel.com/
Para saber mais sobre a Residência, clique aqui.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Cervantes participa do TEMPO_FESTIVAL, nessa edição com um protagonismo maior, ao contribuir artisticamente para o Recorte da Cena Espanhola. O público carioca pode se aproximar do panorama das Artes Cênicas da Espanha através de uma mostra cuidadosamente escolhida, que inclui diferentes temáticas e linguagens: teatro, dança, música, novos meios e intervenções urbanas. O INAEM (Instituto Nacional de Artes Escénicas y de La Música), a AC/E (Acción Cultural Española) e o Instituto Ramon Llul acolheram o projeto e a Radio 3 é o veículo de comunicação oficial do TEMPO_FESTIVAL na Espanha.