TRADUZIR

Três espetáculos mineiros do projeto Teatro em Movimento ganham apresentações no Rio de Janeiro

danacao-eduardo-moreiraMinas Gerais invade o Rio de Janeiro por meio das artes cênicas a partir desta terça, 27 de junho. Parte da programação da 16ª edição do projeto Teatro em Movimento, três espetáculos mineiros, com diferentes linguagens e temáticas, serão encenados no Oi Futuro Flamengo. “Danação”, solo de Eduardo Moreira (um dos fundadores do Grupo Galpão), abre os trabalhos, com apresentações na terça e na quarta, às 20h. Na sequência, tem “Cachorro Enterrado Vivo” (4 e 5 de julho) e “Um Interlúdio: A Morte e a Donzela” (11 e 12 de julho).

Em “Danação” [na foto], do jovem autor Raysner de Paula, é contada a história de um homem que revive as memórias de um amor passado, evocadas nos bastidores de um teatro. O personagem é também um ator, e usa os elementos em cena para recuperar essas lembranças. Marcelo Castro e Mariana Maiolini (do grupo Espanca!) assinam a direção.

Já em “Cachorro Enterrado Vivo”, monólogo de Daniela Pereira de Carvalho, com Leonardo Fernandes, o vigia de um terreno recebe a proposta para cavar uma cova e enterrar o cachorro de um passante. Após negociarem um preço, para surpresa do vigia, o dono retorna com o cão vivo. A direção é de Marcelo do Vale.

Por fim, “Um Interlúdio: A Morte e a Donzela” é ambientada em um país latino-americano, pouco depois do fim de uma ditadura militar. Livremente inspirada no texto dramatúrgico de Ariel Dorfman e no roteiro do filme de Roman Polanski, a trama gira em torno de uma mulher que acredita ter reencontrado, após quinze anos,  o homem que a torturou. No elenco estão Christiane Antuña, Gustavo Werneck e Nivaldo Pedrosa, dirigidos por Wilson Oliveira.

O Oi Futuro fica na Rua Dois de Dezembro, 63, no Flamengo. Informações pelo telefone (21) 3131-3060

[Foto: Eduardo Moreira em “Danação”. Crédito: Divulgação]

Categorias: Blog. Tags: Cachorro Enterrado Vivo, Danação e Um Interlúdio.