TRADUZIR

Procurando Paul | Looking for Paul

Captura de tela 2015-10-11 às 10.39.19

Ainda que não seja possível termos uma reposta só sobre qual o papel da arte, uma se mantém constante: a provocação. Em cada época, artistas surgiram produzindo obras aparentemente absurdas e simbolicamente agressivas, como meio de incomodar e, assim, trazer ao observador a reflexão através do choque e confronto. No entanto, quem de fato incomoda primeiro? Não seriam esses artistas respostas a um mundo cada vez mais incompreensível?

No contemporâneo, um dos artistas visuais mais provocativos é o americano Paul McCarthy. Suas obras mesclam os universo pop, infantil, pornográfico a boas doses de surrealismo, acidez e iconoclastia. Destituindo símbolos erguidos pelas estruturas capitalistas da cultura de massa, o artista distorce nossa percepção e subverte nosso entendimento lúdico e, de certa forma, ingênuo, sobre tal produção. Seja um personagem da Disney ou o Papai Noel, o importante é que a violência empregada está, sobretudo, na capacidade em violar a mítica que os envolve, submetendo-os a circunstâncias quase sempre constrangedoras. Procurando Paul / “Looking for Paul”, espetáculo do coletivo Wunderbaum, apropria-se do movimento ocorrido na cidade de Roterdã, para transferência de uma das esculturas de Paul McCarthy, após pessoas se sentirem ofendidas com a maneira como o artista representou o Papai Noel. A escultura, apelidada de “Gnomo Plug Anal”, originalmente projetada para o Theatre Square, fora diversas vezes transferida de lugar. O espetáculo narra a ida de uma cidadã holandesa aos Estados Unidos para se vingar de Paul, apresentando trocas de e-mails e o processo de procura do artista.

Se real ou não, pouco sabemos. É preciso conviver com a narrativa do espetáculo para descobrir ou, ao menos tentar. De todo modo, as diferenças entre Europa e América, os absurdos do elitismo cultural, os custos financeiros e emocionais da arte contemporânea são expostos durante a jornada, revelando uma realidade violenta e insegura. Assim como as obras de Paul McCarthy, o Wunderbaum gera uma obra de imensa provocação, desconstrução, ironia e humor.

Wunderbaum, vencedor do Total Theatre Award 2014, no Festival Fringe de Edimburgo, é um coletivo de artistas flamengo-holandês com base em Roterdã e financiado pelo Fundo para as Artes Cênicas da Secretaria de Artes e Cultura da cidade. Ultimamente trabalha na criação do projeto A Nova Floresta, pelo qual, durante quatro anos, realizará diversas parcerias para olhar a sociedade do futuro. O projeto inclui desde espetáculos até seminários, filme, performances e conteúdos online.

 

Categorias: Blog. Tags: looking for paul e Wunderbaum.