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O VENTO NUM VIOLINO E O VAZIO DE UMA GERAÇÃO

Haikai 12: Vazio:

“As folhas dançam

 enquanto haja vento.

 Senão, esperam”.

 

Quase todos os personagens de O Vento em um Violino do argentino Claudio Tolcachir têm por volta de 30 anos. Essa informação é importante, uma vez que a peça parece ser uma tentativa (ainda pouco vista) de reflexão sobre os questionamentos e desafios enfrentados por essa geração. Geração que assistiu, sem entender muito bem, ao fim da guerra fria, à derrubada do muro de Berlim, ao início e ao fim das ditaduras militares, à hegemonia do neo-liberalismo e ao chorôrô (ou comemoração) deliberados a respeito do fim da história, das utopias, das ideologias e de todo o sentido que pudesse orientar o indivíduo no mundo. Logo, um sujeito de trinta anos, como o personagem Darío é um sujeito completamente esvaziado de sentido e de desejo.

Regredido, Darío não consegue terminar a faculdade, sair da casa da mãe (uma mulher poderosa e absolutamente controladora), ter uma relação afetiva consistente nem com o seu próprio psicanalista. Este, por sua vez, com a mesma idade, apesar de ter uma carreira encaminhada, não consegue sair dessa atmosfera de esvaziamento e, após apresentar seu Haikai 12 – que serve de epígrafe a esse artigo -, pensa em abandonar a profissão.

Como linha de fuga à esterelidade de Darío e de seu psicanalista, aparece o casal de namoradas Lena e Celeste. As duas decidem ter um filho, apesar da impossibilidade biológica dessa gestação. Como solução para esse impasse, Lena (que é mais decidida e agressiva, enquanto Celeste é aérea, considerada até um pouco biruta, sem se preocupar com a aparente ausência de sentido no mundo) decide que Celeste vai transar com um homem que a agrade para engravidar e o escolhido é justamente Darío. Este acaba então, diante da impossibilidade de levar a cabo essa tarefa por livre e espontânea vontade, sendo estuprado pelas duas. O filho gerado dessa forma pouco ortodoxa desorganiza e reorganiza a vida de todos à volta, sobretudo de Darío, que, contrariamente às espectativas, resolve assumir a paternidade.

De forma semelhante à atitude inesperada de Darío, o espetáculo O Vento em um violino conta uma história contrariando a assertiva arbitrária de que isto já não se faz, ou não se pode fazer na arte contemporânea. O anacronismo aparente da sua forma e de seu cenário, traz também, como uma brisa, os ventos da nossa vizinha Argentina, com seus casarões antigos, seu sentimentalismo, seus jogadores cabeludos e seu engajamento feroz que não perde a ternura jamais.

Enquanto a velha Europa enxuga as lágrimas lamentando o fim de alguma coisa que nunca existiu, outros olhares tão próximos e tão distantes, simultaneamente, trazem como uma lufada de vento e o acorde de um violino, novos sentidos, não totalizantes.

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