Colocar em foco as novas formas de produção cultural em tempos de crise: esse é o objetivo da mostra Atos em Resistência ocupa a Sede das Cias, na Lapa, Rio de Janeiro, de 9 a 12 de dezembro, com idealização, coordenação e curadoria de Cesar Augusto (um dos diretores do TEMPO_FESTIVAL) e Ivan Sugahara, em parceria com o movimento Teatro pela Democracia. Espetáculos, shows, performances, filmes, leituras, debates, exposição, oficina e processos serão apresentados gratuitamente. Com trabalhos artísticos independentes, o evento é um ato de resistência política, artística e da própria Sede das Cias, que se mantém sem patrocínio desde meados de 2016.
Bia Lessa, Julia Murat, Moacir Chaves, Cia dos Atores, Caio Prado, Soraya Ravenle, Laila Garin, Ivan Sugahara, Cristina Flores, Álamo Facó, Felipe Vidal, entre outros nomes, apresentam trabalhos e reflexões em ocupação total da casa e algumas atividades se estendem à Escadaria Selarón. Na abertura, uma das atrações, às 20h30, é o processo Fora da Caixa, com direção de Sugahara e dramaturgia do próprio e de Claudia Mele. Na sequência, às 22h, tem o espetáculo Cabeça – Um Documentário Cênico, inspirado nos trinta anos do disco Cabeça Dinossauro, dos Titãs, com direção e dramaturgia de Felipe Vidal (indicado ao Prêmio Shell como autor pelo trabalho).
Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público, com distribuição de senhas meia hora antes. Uma cota antecipada de ingressos será distribuída sempre no início das atividades diárias: às 17h na sexta e segunda e às 13h no sábado e domingo.
Confira a programação AQUI.
A Sede das Cias fica na Rua Manoel Carneiro, 12 (Escadaria Selarón), na Lapa, Rio de Janeiro.
[foto: cena de Cabeça – Um Documentário Cênico, por Ricardo Brajterman]