TRADUZIR

Exposição HOBRA-A apresenta trabalhos de residência artística no Studio-X Rio

15241274_1268665143153606_3136332255781823340_nRealizado em julho deste ano sob a batuta do TEMPO_FESTIVAL e do DutchCulture, o projeto HOBRA – Residência Artística Holanda Brasil reuniu 21 artistas de áreas distintas – entre brasileiros, holandeses e artistas radicados na Holanda – em uma experiência colaborativa que resultou na criação de dezenas de trabalhos. Quatro meses após a exibição dessas obras em um grande evento aberto ao público, o projeto volta à baila na exposição HOBRA-A, que começa no sábado, 3 de novembro, às 14h, no Studio-X Rio, na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro. Nela serão apresentadas as criações conjuntas de Pedro Varella e Sjoerd ter Borg, a dupla da área de arquitetura na HOBRA.

São três as obras na exposição, todas frutos de vinte dias de estreita colaboração entre Varella e Borg. Em Mapa, para apresentar uma perspectiva sobre sua experiência urbana no Rio de Janeiro, a dupla mapeou seus deslocamentos pela cidade durante as três semanas da HOBRA. O mapa registra projetos concluídos, pensamentos e observações, ao mesmo tempo que evidencia áreas não visitadas pela dupla, expondo um olhar crítico sobre suas próprias ambições. A obra batizada como Visível é uma livre recriação do ambiente da casa de banhos que havia originalmente no pátio do Museu Casa de Benjamin Constant, em Santa Teresa (imóvel que recebeu parte dos trabalhos da HOBRA para exibição). E, finalmente, O Visitante (imagem acima) é um filme inspirado no assassinato do arquiteto holandês Jan Voorberg durante visita ao conjunto habitacional Pedregulho, no Rio de Janeiro, em 1983.

A exposição pode ser visitada de segunda a sábado, das 12h às 19h, com entrada franca. O Studio-X Rio fica na Praça Tiradentes, 48, Centro, Rio de Janeiro.

Categorias: Blog. Tags: HOBRA, Pedro Varella, Sjoerd ter Borg e Studio-X Rio.