A diretora polonesa Anna Karasińska retorna ao TEMPO_FESTIVAL em 2018, dessa vez para realizar uma residência artística que acontecerá no período de 14 a 23 de outubro, e uma apresentação aberta ao público, no dia 24 de outubro dentro da programação do Festival.
Para a residência, Anna propõe a quebra de ideias pré-formatadas. O processo não se inicia com um texto ou tema determinado. A diretora não está interessada em temáticas que já tenham sido formuladas e trabalhadas anteriormente por outras pessoas.
Sua ideia é reunir um grupo de 10 artistas – do teatro e da dança – e a partir disso entender o que pode se expressar no trabalho, sem favorecer também nenhum dos meios pelos quais o material pode vir a surgir: texto, espaço, emoções, relacionamentos, corpo, memória e contexto – todos os aspectos têm o mesmo valor no processo.
Para participar, atores e bailarinos podem se inscrever na seleção através do formulário: https://goo.gl/forms/2LJSn2qYZiqJiADq2 até o dia 05 de outubro.
Horário – Residência Artística: 18h – 22h30
Local de Realização: Sede das Cias – Rua Manoel Carneiro, 12 – Lapa (Escadaria Selarón).
Não é necessário saber falar inglês para participar da residência.
Sobre Anna Karasińska
Formada em filosofia e cinema, Anna é diretora, cineasta e roteirista. Seus longas e curta-metragens foram exibidos em dezenas de festivais ao redor do mundo, recebendo vários prêmios. Sua primeira peça, Ewelina´s Crying, foi uma sensação quando estreou no TR Warszawa Theatre, em 2015, rasgando elogios da crítica e lotando plateias. A temporada foi prolongada várias vezes, gerando convites para o Interpretacje Festival, em Katovice, para o Boska Komedia Festival, na Cracóvia, e sendo aclamada pelo público no TEMPO_FESTIVAL em 2016.
Alguns trabalhos realizados por Anna: “Ewelina cries”, “Fantasy” e “All Imaginary”.