Um terreno até pouco tempo atrás habitado por ratos, em plena Cracolândia, no bairro da Luz, em São Paulo, está sendo transformado pelo teatro. Ali, em apenas dois meses, a Cia. Mungunzá construiu o seu Teatro de Contêiner — o nome vem do fato de ter sido construído com onze cointêineres marítimos. Com inauguração prevista para sábado, 11 de março, o espaço foi levantado com uma verba de aproximadamente 250 mil reais, fruto de uma economia dos integrantes da trupe ao longo dos seus nove anos de existência.
A estrutura foi projetada pelos próprios membros da Mungunzá, tendo em vista basicamente dois objetivos: não agredir a paisagem arquitetônica do bairro e possibilitar uma retirada, caso a prefeitura solicite a desocupação do terreno. O espaço tem capacidade para 99 pessoas e abriga, além do teatro, lanchonete, escritório, banheiros e camarim.
A programação (que deve incluir também shows, palestras, sessões de cinema, oficinas e outras atividades a preços populares) começa com o espetáculo que deu projeção à companhia, em 2011: “Luis Antônio – Gabriela”, com direção de Nelson Baskerville, de sexta a segunda-feira, até 17 de abril.
Saiba mais sobre o trabalho da companhia AQUI.
[foto: Lucas Beda/Divulgação]