TRADUZIR

Brett Bailey e os papéis sociais

A expressão “roubo de protagonismo”, tão usada ultimamente, mostra o quanto as relações sociais são similares à prática teatral. Por isso, talvez, a dificuldade em visualizar a linha tênue que separa a representação do racismo e o racismo de fato. Brett Bailey é um artista sul-africano e branco. Por ser sul-africano, teria autoridade para denunciar o racismo decorrente de séculos de colonialismo. Entretanto, por ser branco, é criticado por muitos – em especial, por conta da presença de atores negros em situações humilhantes em sua instalação Exhibit B.

Para o TEMPO Festival, Brett vem com a polêmica, mas sem a instalação. A performance foi cancelada em Londres após manifestantes forçarem as portas do Waterloo Vaults, onde seria encenado o zoológico humano proposto por Bailey. Segundo ele, Exhibit B “não é sobre ódio, medo ou preconceito. É sobre amor, respeito e ultraje”.

Trata-se de uma espécie de zoológico humano, nos mesmos moldes dos que existiam há pouquíssimos anos – o último foi fechado em 1958, em Bruxelas. Em doze cenários diferentes, atores negros encenam um ser humano objetificado. A ideia de Brett Bailey era criticar a desumanização de pessoas negras. Serve também como denúncia dos resquícios – nada sutis – do colonialismo europeu na própria Europa.

Os manifestantes que impediram Exhibit B de ser exibida em Londres acusaram o artista de explorar seus performers, mesmo sem terem assistido ao trabalho previamente. Ainda pior: sem ouvir os próprios performers, que confessaram a Bailey terem achado a performance “enriquecedora e empoderadora”.

Brett se diz confortável com todo tipo de recepção do seu trabalho, mas nos lembra sobre os perigos da censura. Como todo trabalho artístico, Exhibit B só está completa com a presença do espectador. Portanto, pode-se dizer que, mesmo cancelada, a performance foi realizada. Só que, no caso da exibição em Londres, o público revoltado roubou pra si o protagonismo.

INFORMAÇÕES:
Brett Bailey, diretor da companhia Third World Bunfight, criador da instalação performática Exhibit B, irá participar de um encontro aberto ao público, com a participação de convidados especiais, entre eles ativistas, acadêmicos e artistas representativos com foco sobre a discriminação – sua historicidade e reflexos na sociedade contemporânea. Este módulo faz parte da programação sobre os 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro.

Local – AUDITÓRIO / MAR – Museu de Arte do Rio
Data – 13/10/2015
Horário – 19h

Brett_Bailey

Brett Bailey

Categorias: Blog. Tags: 2015, Brett Bailey, festival, racismo, Rio de Janeiro, TEMPO e xenofobia.