TRADUZIR

Autonomia criativa: A dark full ride | Pronto para ser nocauteado?

O espetáculo ROCCO é inspirado no filme de Luchino Visconti, Rocco e i suoi
Fratelli, e foi criado no contexto do Festival Operaestate em Bassano, Itália, a
partir de treinamentos de boxe, luta presente como elemento de construção da
narrativa do filme.


 

A proposta do treinamento seguia as expectativas do virtuosismo e da inteligência do boxe para um corpo que dança. Uma preparação de corpo específica, para alcançar um comprometimento físico dos bailarinos, sob um pensamento de dramaturgia do corpo. Só depois do contato dos bailarinos com o boxe que Emio Greco e Pieter C. Scholten, diretores da companhia, começaram o trabalho com coreografias. No filme de Visconti a história gira em torno da busca por uma identidade, daqueles que têm as raízes cortadas por necessidade. De toda a relação de fraternidade abordada no filme ficam seus antagonismos e semelhanças, sob o olhar de Emio Greco e Pieter C. Scholten: o amor e o ódio; o familiar e o desconhecido; a dor e o prazer; a liberdade e o aprisionamento; o demoníaco e o angelical.

Em ROCCO, bailarinos se tornam boxeadores e boxeadores se tornam bailarinos. O cenário é um ring, e num combate fechado de relações familiares, os limites físicos e psicológicos tecem a dramaturgia do corpo. Os extremos de um boxeador e de um dançarino acabam por torná-los o mesmo. A busca por técnicas, virtuoses, disciplina, tônus e virilidade. Um salto no escuro que dilui as fronteiras e equaliza as dicotomias: A dark full ride.

Emio Greco | PC foi fundada em 1996 a partir do encontro de dois artistas: Emio Greco (IT) formado em dança no Centre de Danse International Rosella Hightower de Cannes, e Pieter C. Scholten (NL) diretor de teatro que, em diversos processos em parceria com grandes coreógrafos, assumiu a função de “dance-dramaturge”, pensando numa dramaturgia do corpo para além de expectativas específicas da dança. Desde 1995, esses dois artistas caminham juntos na tentativa de produzir novas formas. (Curiosamente, é num contexto semelhante de busca por identidade que o filme Rocco e i suoi Fratelli aborda de forma ficcionalizada). Os dois lutam por um desenvolvimento contínuo da dança, assim como pela autonomia criativa, enquanto diretores artísticos de uma companhia, e de uma plataforma de dança contemporânea. O ICK (International Choreographic Arts Center Amsterdam) funciona como um centro de estudos da dança, ramificado em diferentes projetos dentro de Amsterdam e em contexto internacional. O Centro trabalha com uma clara assinatura artística conquistada pelos trabalhos da companhia Emio Greco | PC, e tem o patrocínio do Performing Arts Fund NL (FPK) e do município de Amsterdam.

Categorias: Blog. Tags: 2º TEMPO_2012, carrossel, Emio Greco, Itália, Luchino Visconti, Pieter C. Scholten e Projeto Artista-Pesquisador.