TRADUZIR

Atriz Yara Amaral é biografada em livro de Eduardo Rieche

Yara Amaral
Uma das mais importantes e premiadas atrizes brasileiras, Yara Amaral dedicou grande parte de sua carreira ao teatro, tendo atuado em mais de trinta espetáculos, além de novelas e filmes. Dezoito anos após a sua morte – no famigerado acidente do barco Bateau Mouche IV, em 31 de dezembro de 1988 –, sua história será contada na biografia Yara Amaral – A Operária do Teatro, do ator e dramaturgo Eduardo Rieche. O lançamento é na segunda-feira, 28 de novembro, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.

Da atuação nos palcos amadores na década de 50 à transformação em artista premiada, a biografia narra a passagem de Yara Amaral pela Escola de Arte Dramática de São Paulo e pelo Teatro de Arena nos anos 60; a resistência à ditadura militar, o teatro “marginal”, os grupos cooperativados e as experiências alternativas dos anos 1970; a consagração perante a crítica, o respeito conquistado junto à classe artística e a adesão ao “teatrão” nos anos 1980. Paralelamente, o autor passeia pela história da dramaturgia nacional e ainda destaca um dossiê sobre o naufrágio que matou a atriz, revelando detalhes da negligência que levou ao desastre.

O livro também revela como Yara participou de várias campanhas para promover a dignidade profissional e melhorar a relação dos artistas com o mercado — a atriz lutou, por exemplo, pelo estabelecimento de horários alternativos nas salas de espetáculos e pela abertura de novos espaços. “Aos 14 anos, me encantei com Yara em cena no Teatro dos Quatro. Ela me conectou com o universo das artes e tive oportunidade de assistir outros espetáculos nos anos seguintes. Escrever este livro é uma forma de retribuir esta conexão”, destaca Eduardo.

A biografia é resultado de uma intensa pesquisa, que envolveu o depoimento de 105 personalidades, entrevistas da atriz, programas de peças de teatro, artigos, matérias, documentos pessoais e registros audiovisuais. Cerca de 300 imagens de espetáculos, bastidores e de sua vida íntima, muitas inéditas, compõem o livro.

[Foto de Silvio Pozatto no camarim do Teatro dos Quatro, durante a temporada da peça Imaculada em 1986]

YARA AMARAL: A OPERÁRIA DO TEATRO
De Eduardo Rieche
Preço: R$ 89,90
Segunda-feira, dia 28 de novembro, às 19h
Livraria da Travessa (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 / Loja 205 – Leblon)

Categorias: Blog. Tags: eduardo rieche, Literatura, Teatro, travessa e yara amaral.