Atriz do premiado Grupo XIX de Teatro, de São Paulo, Janaina Leite lança neste mês o seu primeiro livro “Autoescrituras Performativas: do Diário à Cena”. A questão da autobiografia no teatro é apresentada a partir da narrativa das experiências da autora na criação de dois espetáculos: “Festa de Separação: um Documentário Cênico” e “Conversas com Meu Pai” — o texto deste último é reproduzido na íntegra no livro. A publicação está disponível em diversas livrarias e no site da Editora Perspectiva. Nesta terça, 6 de junho, a partir das 18h30, Janaina faz um lançamento na Livraria da Vila, no bairro dos Jardins (Alameda Lorena, 1731).
O livro também reúne exemplos de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros que desenvolvem trabalhos na linha do teatro documentário, seara na qual Janaina é pioneira na cena paulistana. “Ao leitor cabe o prazer e a responsabilidade de reviver aquela experiência, tanto pelo olhar analítico e retrospectivo dessa narradora privilegiada, quanto pelo texto dramático que o sucede, traduzindo poeticamente o que antes aparecera como conceito”, destaca o diretor e autor Luiz Fernando Ramos, que assina o texto da orelha da obra.
Atualmente, “Conversas com Meu Pai” está em cartaz no Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo. A peça tem como ponto de partida uma caixa que guarda uma infinidade de bilhetes recolhidos pela atriz com frases escritas por Alair, seu pai, que sofreu uma traqueostomia, perdeu a capacidade da fala e passou a se comunicar apenas por escrito. Em parceria com o dramaturgo Alexandre Dal Farra, Janaina flagra nesses papéis o mote para a dramaturgia de uma comunicação silenciosa entre pai e filha.
O espetáculo cumpre temporada até 24 de junho, sempre às sextas, às 20h, e sábados, às 18h. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes. A Oficina Cultural Oswald de Andrade fica na Rua Três Rios, 363, no Bom Retiro (próximo a estação Tiradentes do metrô). Informações pelo telefone (11) 3221-4704.
[Foto: Janaína Leite. Crédito: divulgação]