Por Adassa Martins | Artista-Pesquisadora
Esta proposta nasce a partir da pesquisa sobre o espetáculo Coelho Branco, Coelho Vermelho, de Nassim Soleimanpour.
Tal como a ausência tornada presente pelo autor através de um espetáculo que existe por conta própria, esta proposta pretende criar uma voz que orienta a ação através de ferramentas de presença ausentes, direcionando encontros por meio de orientações enviadas previamente por e-mail.
Assim, os participantes inscritos e selecionados experimentarão uma situação onde recebem uma missão enigmática. O pressuposto é partir para uma experiência que não garanta nada além do seu próprio acontecimento, colocando 2 duplas de pessoas desconhecidas (cada dupla num dia) num encontro programado para acontecer 1 hora antes do espetáculo de Soleimanpour, culminando na bilheteria do Oi Futuro, onde os jogadores vão retirar seus ingressos para assistir o espetáculo.
Pareando a dramaturgia de Soleimanpour, marcada por uma rica metalinguagem onde o ator, ao encenar seus procedimentos, está de fato vivendo a ficção, os performers inscritos n’A Missão desdobram o encontro criado na rua dentro do teatro, como coelhos convidados a entrar no circo e acabando por participar dele – afinal, o espetáculo faz do ator-performer e dos espectadores parte do mesmo picadeiro.
A Missão também promoverá encontro de mais pessoas, reunindo-as em outros 2 momentos, que por acontecerem nas imediações de espetáculos da programação que acontecerão em ruas e praças da cidade, possibilitando assim um maior número de participantes. Neste caso, os inscritos passaram por trajetórias e ações enviadas por e-mail até se perceberem no centro das apresentações artísticas. Todas as missões que compõem A Missão foram convocadas virtualmente e contam com inúmeros inscritos.
Confira o evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/691042274239815/