TRADUZIR

5 x 5: Segredos sórdidos do Teatro Inominável

Em plena comemoração de 5 anos de companhia, a atriz Natássia Vello, decide lançar livro contando sobre os bastidores do Teatro Inominável ao longo de seus cinco anos de existência. Natássia garante que todos os fatos descritos realmente aconteceram e diz contar com uma equipe de advogados para caso venha enfrentar um processo jurídico.
No livro a atriz relata desde o dia em que o grupo foi formado – que, acreditem se puder, não condiz com o dia anunciado pelo Inominável – até os últimos acontecimentos da ocupação comemorativa de 5 anos no Teatro Gláucio Gil em outubro de 2013. O livro ainda não foi lido por ninguém, e é exatamente por isso que os rumores são grandes. Há quem diga que o prefácio foi escrito por um ex-integrante descontente e que há um capítulo destinado a cada um do grupo. Natássia não confirma, mas também não nega nenhuma das afirmações. Ao ser pressionada a falar sobre o livro deu o seguinte relato:
Tenho feito uma espécie de diário de bordo de cada momento que vivi no Teatro Inominável, e ao completarmos ‘5 anos’ decidi fazer um balanço da minha trajetória lá. Peguei os meus diários secretos, ninguém nunca soube da existência deles, e sinceramente me surpreendi com o que li. Às vezes a gente vai vivendo, entrando em padrões, esquecendo os nossos objetivos iniciais e aonde queremos chegar. Precisei escrever esse livro para lembrá-los, para alertá-los, e também por mim, como um grito de denúncia, de liberdade. Eu só quero que eles saibam, que todos saibam, que cada página deste livro é uma declaração de amor à Adassa, à Caroline e à Helena, ao Diogo e à Flavia.”
Amigos em comum dos integrantes da companhia afirmam que há um mal-estar no Inominável, alguns presenciaram brigas internas, outros dizem que os “inomináveis” não estão nem se dando o trabalho de esconder suas desavenças. Todos concordam que algo está acontecendo. Ao ser questionado, o Teatro Inominável diz que está tudo bem entre o grupo, que eles apoiam totalmente a publicação da inominável Natássia Vello e que os rumores sobre possíveis rompimentos não são verídicos.
O caso está realmente dando o que falar e as últimas informações sobre o assunto é que o livro de Natássia desvenda os enigmas da peça “Vazio é o que não falta, Miranda.” Há quem diga que ela revela toda parcela de realidade da peça e identifica na dramaturgia detalhes de como o grupo se organiza e a manipulação evidente das subjetividades dos integrantes feita pelo dramaturgo. Ao ser confrontada com essa informação, Natássia riu e disse:
“Vocês estão chegando perto, tá quase tudo em Miranda, e digo quase porque cada dia é um dia e inevitavelmente coisas se perdem e se criam. Miranda é nossa verdade coletiva, por isso turva e embaçada, nossa disputa de voz e de ego. Escrever esse livro é a minha resposta ao meu cansaço, à minha estafa em relação a essa disputa. A gente diz que Miranda é jogo, mas tenham certeza que há muita luta também, e a luta às vezes não é justa, nem honesta. Já que estamos vivendo na companhia um momento de honestidade radical, precisei de 237 páginas para ser radicalmente honesta. Quero deixar claro que no meu livro de realidade que também é pura ficção todos os personagens morrem, desistem de ficar juntos, mudam de nome, de contexto e resolvem tentar mais 5 anos.”
Enquanto o livro não sai e em meio a incerteza do futuro do Teatro Inominável, as últimas apresentações deste ano de” Vazio é o que não falta, Miranda” nos dias 7, 8 e 9 de dezembro estão extremamente disputadas. A curiosidade para saber o que rola nos bastidores do Inominável não para de crescer. O jeito é esperar.

Categorias: Blog. Tags: carrossel, Teatro Inominável e TEMPO_FESTIVAL 2013.