TRADUZIR

Versão Demo NACIONAL | Processo

  • Rodrigo Portella
  • Tairone Vale
  • 28 DE OUTUBRO - 17H
  • Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

Também em cena no solo, Tairone Vale assina a dramaturgia deste pequeno manifesto sobre os efeitos da tirania, das crises de ego e da desobediência que nos acompanham desde o início dos tempos. A direção é de Rodrigo Portella (o mesmo do recente sucesso Tom na fazenda).

 

Sinopse

O texto propõe contar a história da Bíblia, mas com uma narrativa a partir do olhar do Diabo. Ou, como descreve o autor, “uma ficção inspirada na maior ficção de todos os tempos”. Aqui, Lúcifer é apresentado como um funcionário de um escritório cuja primeira missão é conduzir o projeto de criação do mundo.

 

Tairone Vale

Autor, dramaturgo, redator e diretor, acumula experiências em curtas-metragens, televisão e teatro. Junto com o diretor Rodrigo Portella, escreveu Uma história oficial, primeiro espetáculo da Cia. Cortejo, no qual também esteve em cena – assim como na terceira peça da companhia, Alice mandou um beijo. Em 2018, esteve em cartaz com Insetos, espetáculo que celebrou os 30 anos da Cia. dos Atores.

 

Rodrigo Portella

Vencedor dos prêmios Shell, Cesgranrio e Botequim Cultural pela direção do espetáculo Tom na fazenda (2017), é natural de Três Rios, interior do estado do Rio de Janeiro, onde fundou ao Cia. Cortejo. Formado em Direção Teatral pela UNIRIO, já dirigiu 22 espetáculos e escreveu oito peças. Seu mais recente trabalho foi como diretor de Insetos, que comemora os 30 anos das Cia. dos Atores.

 

Mariah Valeiras

Atriz, performer e diretora teatral, formada pela UFRJ. Como diretora, alguns de seus trabalhos são a leitura dramatizada de O olho de vidro do meu avô (2013) e os espetáculos ÉDIPO E REI (2015), que estreou na Mostra de Teatro da UFRJ, e Dona QuiXota (2016). Codirigiu, ao lado de Raquel Iantas, o espetáculo Irina (2016), e foi diretora assistente de Rodrigo Portella na peça Nerium Park (2018).

 

Ficha técnica

Texto e atuação: Tairone Vale / Direção: Rodrigo Portella / Codireção: Mariah Valeiras / Produção: Gustavo Carvalho

 

Serviço

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto (Teatro)

Endereço: Rua Humaitá, 163 – Humaitá

Telefone: (21) 2535-3846

Capacidade: 98 lugares

Dia: 28 de outubro

Horário: 17h

Duração: 70 minutos

Entrada Gratuita – distribuição de senhas 1 hora antes

Classificação Indicativa: 16 anos