TRADUZIR

TEOREMA 21 Espetáculo | NACIONAL | São Paulo

  • Grupo XIX
  • 23 A 25 DE NOVEMBRO - 17H
  • Solar dos Abacaxis

 

“Como seria se não escutássemos os sons dos passarinhos, o farfalhar das folhas das árvores, o motor de um avião ao longe, mas sim explosões, gritos, tiros? O que poderia acontecer que pudesse alterar tudo isso que vemos, escutamos e imaginamos?”, pergunta a dramaturgia assinada por Alexandre Dal Farra (Prêmio Shell de melhor autor, em 2012, com “Mateus, 10”).

Sob a proposta de abordar as engrenagens do sistema capitalista e suas dinâmicas na atualidade, o Grupo XIX de Teatro retoma o mote central do filme “Teorema”, uma das obras-primas de Pier Paolo Pasolini, que ganhou versão literária escrita pelo próprio cineasta. Uma família tradicional em estado de conformismo e decadência tem suas estruturas violentamente abaladas pela chegada de um misterioso visitante. Mãe, patriarca, filho, filha e a criada Emília são obrigados a lidar com essa desestabilizadora presença.

Dirigida por Luiz Fernando Marques e Janaína Leite (também no elenco), “Teorema 21” tem sua dimensão simbólica e performativa sublinhada pela opção de realizar a encenação em espaços não convencionais deteriorados pelo tempo. A trama se passa na casa em que a família morou, para onde retorna anos depois. À sombra desta atmosfera de ruína e definhamento, o espectador é testemunha ocular destes trágicos acontecimentos.

Atores e grupos de teatro terão também a oportunidade de participar do encontro e da oficina de interpretação que serão realizados pela companhia.

 

Biografia

Oitavo trabalho do Grupo XIX de Teatro em quinze anos de trajetória, “Teorema 21” passou por São Paulo, Brasília e Goiânia. Fundada em 2004, a companhia paulistana foi indicada ao prêmio Shell na categoria especial pela residência artística realizada na Vila Operária Maria Zélia, em São Paulo. Possui em seu repertório premiados espetáculos como “Hysteria”, “Hygiene”, “Arrufos” e “Marcha para Zenturo” (em parceria com o Grupo Espanca), além do infantil “Hoje o Escuro Vai Atrasar para que Possamos Conversar”. O grupo já circulou por países como Cabo Verde, México, França, Itália e Inglaterra e acumula conquistas e indicações em prêmios como Bravo!, APCA e Cooperativa Paulista de Teatro.

 

Realização: Grupo XIX de Teatro │ Dramaturgia: Alexandre Dal Farra │ Direção: Luiz Fernando Marques e Janaína Leite │ Dramaturgismo: Janaina Leite │ Atuação: Janaina Leite, Juliana Sanches, Bruna Betito, Paulo Celestino, Rodolfo Amorim e Ronaldo Serruya │ Cenografia: Luiz Fernando Marques e Rodolfo Amorim │ Figurinos: Juliana Sanches │ Vídeo: Luiz Fernando Marques │ Preparação Corporal (parkour): Diogo Granato │ Produção Executiva: Cristiani Zonzini e Andrea Marques | Produção Local: Paulo Mattos │ Assistente de Produção: Pedro Uchoa │ Contrarregragem: Roberto Oliveira

 

Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.

 

Serviço

Solar dos Abacaxis

Endereço: Rua Cosme Velho, 857 – Cosme Velho

Capacidade: 50 lugares

Dias: 23, 24 e 25 de novembro

Horário: 17h

Duração: 75 minutos

Valor: Entrada gratuita – distribuição de senhas 1h antes (até 02 por pessoa)

Classificação Indicativa: 18 anos