TRADUZIR

Studio Cabaret Voltaire BRASIL | SUÍÇA | PROJETO ESPECIAL

  • Coletivo Artístico
  • Jefferson Miranda
  • 26 E 27 DE OUTUBRO - 19H
  • Oi Futuro

 

Arte, filosofia, música e manifesto são a essência do inédito Studio Cabaret Voltaire. O projeto é inspirado no célebre patrimônio cultural suíço Cabaret Voltaire (criado em 1916 por Hugo Ball), epicentro do Dadaísmo e do Futurismo – movimentos do início do século XX que expandiram o conceito de arte. O projeto segue a ideia de colaboração entre as várias linguagens das artes que esses movimentos promoveram, oferecendo ao público a possibilidade de imersão neste universo colaborativo, fundamentado na experimentação.

Radicado em Londres desde 2015, o diretor Jefferson Miranda foi convidado para ser o provocador e arranjador do processo de criação do Studio Cabaret Voltaire, com a participação de dezenove artistas de diferentes áreas – artes visuais, dança, performance, poesia, música e teatro – selecionados a partir de uma convocatória proposta pelo TEMPO. A partir da parceria do TEMPO_FESTIVAL com a instituição cultural suíça Pro Helvetia, foram convidados também dois artistas estrangeiros para o projeto: Janiv Oron, performer e compositor de música eletrônica israelense radicado em Basel, e Gregory Hari, artista visual e performer de Zurique.

Conduzido pelas provocações de Jefferson Miranda, o Studio Cabaret Voltaire coloca em diálogo as propostas individuais de trabalho de cada artista, em clima de cabaré filosófico e de celebração, em um projeto que se desdobra pelo teatro, varanda e café do centro cultural Oi Futuro. Produzido com identidade própria, o conteúdo audiovisual elaborado a partir das apresentações ficará disponível na internet, após o Festival, na plataforma TEMPO_CONTÍNUO.

Os artistas selecionados são: Ana Abbott, Azul, Caio Riscado, Clarisse Zarvos, Elisa Brites, Eloise Yamashita, Felipe Coutinho, Filipe Codeço, Francisco Ohana, Higor Campagnaro, Hugo Lobo, Ian Guerra, Isabelle Nassar, Marta Paret, Nina Costa Reis, Peter Franco, Renato Krueger, Rogério Garcia, Urubatan Miranda, Vanessa Garcia, Zé Lu Gonçalves. Além destes, também do Brasil foram convidados Glauce Guima, Valéria Medeiros, e Luisa Vidal. Convidados pelo TEMPO_FESTIVAL, os diretores de arte Felipe Ribeiro e Toni Rodrigues participaram do processo como interlocutores.

No dia 27 de outubro, às 17h, acontecerá um encontro com Adrian Notz, que é diretor artístico do Cabaret Voltaire na Suíça.

No quadro do programa na América do Sul «COINCIDÊNCIA» da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia.

 

Jefferson Miranda

Doutor em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Chelsea College of the Arts, diretor e designer de teatro. Dirigiu a ciateatroautônomo, de 1989 a 2013, tendo realizado diversos projetos cuja proposta era a pesquisa das potencialidades da cena. Tem ministrado residências artísticas, cursos e oficinas, realizado montagens de final de curso de formação de atores, e dirigido tantos outros trabalhos na área cênica. Trabalha ainda na criação de cenário e, especialmente, figurinos para teatro, ópera, dança, cinema e televisão. Desde 2015, vive e trabalha em Londres.

 

Ficha Técnica

Mediação Artística: Jefferson Miranda / Produção de Arte: Cris Novaes / Colaboração em Dramaturgia: Francisco Ohana / Projeções: Renato Krueger / Produção: Pedro Uchoa

 

Serviço – Studio Cabaret Voltaire

Oi Futuro (Teatro, café e varanda)

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Telefone: (21) 3131-3060

Capacidade: 62 lugares

Dias: 26 e 27 de outubro

Horário: 19h

Duração: 4h

Valor: R$30,00 (inteira) | R$15,00 (meia)

Classificação indicativa: 18 anos

 

Serviço – Encontro com Adrian Notz

Oi Futuro (Teatro)

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Telefone: (21) 3131-3060

Capacidade: 62 lugares

Dias: 27 de outubro

Horário: 17h

Entrada Gratuita – distribuição de senhas 1h antes