TRADUZIR

Residência Artística – Anna Karasińska INTERNACIONAL | Polônia | Residência Artística

  • Anna Karasińska
  • 24 DE OUTUBRO - 20H

A diretora polonesa retorna ao TEMPO_FESTIVAL, desta vez para conduzir uma residência artística entre 14 e 23 de outubro, e uma apresentação aberta ao público, no dia 24 de outubro. Para a residência, Anna propõe a quebra de ideias pré-formatadas, em um processo que não se inicia com um texto ou tema determinado.

A partir dessa reunião de artistas do teatro e da dança, busca-se entender o que pode se expressar no trabalho, sem favorecer nenhum dos meios pelos quais o material pode vir a surgir: texto, espaço, emoções, relacionamentos, corpo, memória e contexto – todos os aspectos têm o mesmo valor no processo.

Tendo em consideração o momento em que se desenrola a residência artística, pode-se esperar que o material surgido durante a oficina ou resultante dela se refira à situação política atual. “A mim interessa muito investigar a forma como os brasileiros, histórica e atualmente, percebem a si próprios através de narrações que vêm de fora, tanto no sentido territorial quanto cultural, e como isso condiciona suas decisões e capacidades”, diz a artista. Ou, também segundo ela, pode-se supor que a apresentação resulte em uma história sobre a própria residência, sobre esse encontro realizado aqui e agora.

A residência artística é realizada em parceria com a Casa da Polônia.

 

Anna Karasińska

Polonesa, formada em filosofia e cinema, é diretora, cineasta e roteirista. Seus curtas, longas-metragens e documentários foram exibidos em dezenas de festivais pelo mundo, recebendo vários prêmios. Sua primeira peça, Ewelina´s crying, foi uma sensação quando estreou no TR Warszawa Theatre, em 2015, recebendo elogios entusiasmados da crítica e lotando plateias – e gerando convites para diversos festivais, incluindo o TEMPO, que apresentou o trabalho em 2016. Descrita pelos críticos como “um vírus no sistema de teatro polonês”, tem seu trabalho reconhecido pela radical simplicidade formal, a desconsideração pela hierarquia e o atrito com a status quo teatral.

 

Serviço – Apresentação

Sede das Cias

Endereço: Rua Manuel Carneiro 12, Lapa (Escadaria Selarón)

Capacidade: 60 lugares

Dia: 24 de outubro

Horário: 20h

Entrada Gratuita – distribuição de senhas 1 hora antes

Classificação Indicativa: 16 anos