No décimo ano de sua trajetória, o TEMPO_FESTIVAL irá promover a versão brasileira do projeto Hive City Legacy, produzido e idealizado pelo Roundhouse, um dos mais importantes espaços de criação do Reino Unido. Mulheres negras do nosso país irão compartilhar seus talentos artísticos e contar as suas histórias, nesta iniciativa batizada de projeto Colmeia.
A partir das técnicas investigadas no Hive City Legacy, três integrantes do projeto original, Aminita Francis, Elsabet Yonas e Yami Lofvenberg, conduzem a residência de duas semanas no Galpão Gamboa com artistas brasileiras de diversas expressões culturais, como música, teatro, poesia e dança, reunidas a partir de uma convocatória. Serão trabalhadas histórias e relatos sobre a experiência de ser mulher negra no Brasil. O processo de criação será apresentado na programação do festival. A última etapa do projeto prevê ainda um encontro com o público sobre toda pesquisa desenvolvida.
O Hive City Legacy foi inspirado no espetáculo australiano “Hot Brown Honey”, misto de teatro e cabaré, cujos artistas participaram da iniciativa inglesa. Deste encontro surgiu um trabalho explosivo, elogiado por crítica e público, que mesclou estilos e assuntos como racismo, sexualidade e saúde mental.
O projeto Colmeia, etapa brasileira do Hive City Legacy, possui a colaboração do Roundhouse e o patrocínio do Programa Pontes, uma parceria do Oi Futuro e British Council.
Direção Artística: Yami Lofvenberg | Artistas Associadas: Aminita Francis e Elsabet Yonas │ Produção: Ruth Hawkins | Coordenação de Artes Cênicas – Roundhouse: Malú Ansaldo | Artistas: Aika, Carolina Delgado, Juliete Schultz, Lívia Laso, Lolly, Ludi-K, Nádia D´Cássia e Taslim
Serviço – Apresentação do processo de criação
Galpão Gamboa
Endereço: Rua da Gamboa, 279 – Gamboa
Capacidade: 120 lugares
Dias: 23 e 24 de novembro
Horário: 20h
Duração: 60 minutos
Valor: Entrada Gratuita – distribuição de senhas 1h antes
Classificação Indicativa: 16 anos
Patrocínio