TRADUZIR

PATOS FÊMEAS

  • Beatriz Catani
  • 18 SETEMBRO 19H30 Oi Futuro Flamengo
  • Oi Futuro Flamengo

RECORTE ARGENTINO

SOBRE O TEXTO

“Patos Fêmeas” (“Patos Hembras”) é o resultado do questionamento proposto por diferentes grupos de trabalho em diversos ensaios durante vários anos. De modo diletante, é um trabalho aficcionado pelo ensaio, a tentativa, a experiência e o passar do tempo. Primeiro houve uma imagem, uma mancha: mulheres dedicadas a chocar ovos de pato (depois de sucessivas matanças de fêmeas após pôrem os ovos). Como construir uma teatralidade a partir deste relato? Qual a forma da ‘voz falada’? O que é a linguagem anômala em consonância com as alterações da própria natureza?
A leitura, dirigida por Guilherme Leme, será um experimento focado nas múltiplas sonoridades que o texto oferece.

SOBRE A ARTISTA

De acordo com Alejandro Tantanian, Beatriz Catani é uma das mais poderosas artistas do cenário argentino. Desde o inicio da carreira até os trabalhos mais recentes como autora e diretora dá conta de uma estética pessoal acoplada a um compromisso com a própria matéria que não encontra muitas referências neste país. Catani desfaz a história e a política argentina para produzir uma obra em estado de latência, constrói materiais radioativos que penetram de maneira silenciosa no corpo do espectador para deixar uma marca indelével: difícil resistir ao peso de suas imagens, a densidade extraordinária de suas idéias, a manipulação dos elementos cênicos. Todas essas operações constroem a identidade de uma das criadoras mais transcendentes da cena argentina.

SOBRE A PARCERIA

Panorama Sur é um projeto internacional de colaboração entre Siemens Stiftung e THE – Associação para o teatro latino-americano -, que nasce em Buenos Aires no ano de 2010 com o nome de Escena Sur. Através do apoio da Siemens, a ambiciosa ideia de Alejandro Tantanian e Cynthia Edul pôde se concretizar. O espaço, inédito na América Latina, tem o objetivo duplo de promover a integração e a cooperação entre jovens dramaturgos deste continente e da Europa e dar-lhes formação específica. Com a direção artística de Tantanian, o Panorama Sur se propõe a tecer uma rede entre dramaturgos de diferentes partes do mundo para promover a criação através da colaboração, do intercâmbio e do trabalho em grupo. O objetivo do projeto é funcionar como uma usina de criação teatral de alcance internacional, onde se produzam textos e encenações de alta qualidade artística.

FICHA TÉCNICA

  • TextoBeatriz Catani
  • DireçãoGuilherme Leme
  • ElencoGuilherme Leme e Vera Holtz
  • Direção MusicalDaniel Belquer
  • DuraçãoA confirmar

LINK

www.escenasur.com.ar