TRADUZIR

Osmarina Pernambuco Não Consegue Esquecer LEITURA DRAMATIZADA | NACIONAL | Rio de Janeiro

  • Inez Viana
  • Keli Freitas
  • 25 DE NOVEMBRO - 19H30
  • Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

 

Mãe de 14 filhos, professora e funcionária pública, Osmarina Pernambuco registrou, durante toda a sua vida, o seu cotidiano em diários. Nascida em 1919, no estado nordestino, e moradora do subúrbio carioca, escreveu sobre os filhos, suas costuras, as dívidas. Ao percorrermos suas descrições, de episódios privados e aparentemente sem importância, observamos as próprias estruturas de invisibilização da sociedade: abusos, opressão, machismo, discriminação. “Osmarina Pernambuco Não Consegue Esquecer” é resultante destes relatos, vividos no palco pelo ator Alexandre Pinheiro, da Cia Fodidos Privilegiados (RJ), um dos 48 netos desta mulher. Ao longo de cinco anos de processo de criação, o ator trabalhou sob a direção de Keli Freitas, que também assina a dramaturgia e desenvolve pesquisa, desde 2007, sobre a escrita pessoal de anônimos.
Nesta nova etapa do processo, acolhida pelo TEMPO_FESTIVAL, Inez Viana se junta a Keli na direção. Publicada em Portugal, a versão atual do texto foi construída no Terceiro Laboratório de Escrita para Teatro do Teatro Nacional D. Maria II, de Lisboa. Ao longo do processo, foram realizadas residências artísticas e apresentações na Mostra Hífen de Pesquisa-Cena, em 2016.
A trama foi costurada a partir de um personagem que, na posse dos diários de Osmarina, toma a decisão de nunca mais esquecê-la. Para tanto, propõe-se a aprender técnicas de memorização utilizadas pelos chamados atletas mentais, que disputam anualmente o Campeonato Mundial da Memória. Assim, os mais corriqueiros relatos transformam-se em acontecimentos memoráveis, como uma espécie de coleção de vestígios dos quais muitas vezes não nos lembramos, mas que Osmarinas Pernambucos jamais conseguirão esquecer.

 

Texto: Keli Freitas │ Direção: Keli Freitas e Inez Viana │ Interpretação: Alexandre Pinheiro │ Cenário: Elsa Romero │ Iluminação: Ana Luzia Molinari de Simoni │ Música Original: João Bittencourt │ Produção: Aline Mohamad

 

Serviço

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto (Galeria Marcantonio Vilaça 1)

Endereço: Rua Humaitá, 163 – Humaitá

Telefone: (21) 2535-3846

Capacidade: 30 lugares

Dia: 25 de novembro

Horário: 19h30

Duração: 60 minutos

Valor: Entrada gratuita – distribuição de senhas 1h antes

Classificação Indicativa: 16 anos