Pas Deux foi criada por Bernardo Zabalaga e Mauricio Lima a partir da residência que fizeram no TEMPO_FESTIVAL das Artes 2011, com a coreógrafa holandesa Ria Marks, e da residência no Le Plateau, em Paris, com os artistas Elise Florenty (França) e Marcel Turkowsky (Alemanha). O trabalho teve a supervisão de Cris Larin.
A performance surgiu de colisões e encontros e das inquietações sobre as relações humanas, levando à reflexão sobre a incomunicabilidade, e de como isso pode colocar o homem em situações limite. O espetáculo tem como referências literárias as obras: Como Viver Juntos, de Roland Barthes; o poema The Waste Land, de T.S Eliot; e o livro Silent Twins de Marjorie Wallace, numa linguagem híbrida, misturando teatro, dança e videoarte.
Mauricio Lima é formando da Escola de Teatro Martins Pena, integrou oficinas de teatro e dança com diversos profissionais, entre os quais, Marília Martins, Rodrigo de Roure, Ana Paula Bouzas, Carmen Luz, Guilherme de Carvalho, Grupo de Teatro Munganga (Holanda).
Bernardo Zabalaga é graduado em Comunicação Social em 2003 na Universidade Católica Boliviana, Cochabamba e em Interpretação Teatral na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa em 2009. Mestre em Prática de Teatro Avançada na Central School of Speech and Drama, University of London, em 2010.