TRADUZIR

IMAGINA[trans]for­ma[inter]ação Formação

  • 25 A 27 DE OUTUBRO
  • Centro Carioca de Design
  • Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

 

Desde a sua criação, o TEMPO_FESTIVAL tem como proposta um novo olhar sobre a cena contemporânea, com foco em todas as fases: do processo à realização, da investigação à criação. Sendo assim, a ideia e as ações de formação sempre estiveram no escopo de interesse do festival.

Neste ano, o TEMPO dá mais um passo nesse sentido, firmando uma parceria institucional com o IMAGINA[trans]forma[inter]ação, ação da Escola de Belas Artes da UFRJ com a Escola de Teatro da UNIRIO. O evento, que começa em 25 de outubro, reúne uma amostra da prática e do pensamento de estudantes brasileiros de diversas áreas do desenho da performance – cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia, visagismo, arquitetura teatral, entre outras.

A programação do IMAGINA[trans]forma[inter]ação compreende uma série de atividades, incluindo uma exposição, batizada com o mesmo nome do projeto, da qual sairá a representação estudantil brasileira na próxima edição da Quadrienal de Praga de Espaço e Desenho da Performance, em 2019. Os representantes serão escolhidos por um júri que tem entre os seus integrantes o TEMPO_FESTIVAL – que, em sua última edição, promoveu um encontro com a equipe de curadoria do Brasil na Quadrienal.

Além disso, o evento conta com uma exposição em homenagem ao grande mestre Hélio Eichbauer, mesas-redondas, ciclo de debates e oficinas voltadas para o ensino técnico e fundamental.

 

“A Escola de Belas Artes da UFRJ em parceria com a Escola de Teatro da UNIRIO apresentam uma importante amostra da prática e do pensamento de estudantes brasileiros das diversas áreas do desenho da performance – cenografia, figurino, iluminação cênica, sonoplastia, visagismo, arquitetura teatral etc. Uma série de atividades entre exposições, mesas redondas, ciclo de debates, oficinas para ensino técnico e fundamental. Buscamos abrir espaço para a interlocução de assuntos instigantes em torno da formação e pesquisa acadêmica do artista do desenho da performance.

A representação brasileira na Quadrienal de Praga de Espaço e Desenho da Performance, principal evento internacional da área, adquiriu grande importância para instituições de ensino do país, e tornou-se um evento ansiosamente aguardado para o debate nacional sobre políticas públicas, experimentação e pesquisas artísticas. Momento de trocas e divulgação de processos, assim como de atualização das práticas de ensino-aprendizagem. Mais do que nos fazermos representar internacionalmente, este evento surge como uma oportunidade de organização e reconhecimento interno, num país de proporções continentais. Reverbera as formações híbridas e as características artísticas regionais, e possibilita diversas práticas transdisciplinares.

Os estudantes que se apresentam na exposição são oriundos de cursos livres, técnicos, superiores e de pós-graduação que contemplam este campo artístico, em diferentes instituições do país. Seus trabalhos foram inscritos em três categorias distintas e concorrem à seleção que representará a produção estudantil do Brasil dos últimos cinco anos, na República Tcheca, em junho de 2019.

O tema proposto, título dessa exposição, inspirou trabalhos interativos que discutem aspectos imaginativos e que operam ou sugerem transformações de diferentes contextos, sejam elas locais ou globais. As ideias de imaginação, transformação e interação apresentam-se, aqui, para além do aspecto conceitual, também como diretrizes formais dos trabalhos. Forma e conceito tornam-se, portanto, permeáveis. Surgem, assim, projetos pensados como um meio não verbal e coletivo para suscitar reflexões e transformações sensoriais, afetivas e/ou espaciais sobre os contextos em que se inscrevem.”

 Comissão curatorial

(Dedicamos este evento a Helio Eichbauer, nosso saudoso mestre.)

 

Confira a programação: https://goo.gl/QEiUAD