TRADUZIR

IELDA – Comédia Trágica NACIONAL | Processo | Rio de Janeiro

  • Renato Carrera
  • 25 DE NOVEMBRO - 21H
  • Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

 

A queda do Muro de Berlim. O ano das primeiras eleições diretas no Brasil depois do regime militar. O naufrágio do Bateau Mouche, a caminho do réveillon de Copacabana. A morte de Nara Leão, Raul Seixas, Luiz Gonzaga e Dina Sfat. Sob este pano de fundo, um grupo de amigos da alta classe média carioca reúne-se numa casa de férias, na região serrana, para celebrar o seu reencontro. Grudados na tela da TV para assistir ao último capítulo da novela “Vale Tudo”, eles querem saber, como todo resto do país: afinal, quem matou Odete Roitman?
Instaurado este quadro, um dos presentes é misteriosamente assassinado. Ielda, a empregada da casa, é considerada a principal suspeita do crime. Moradora do Catumbi, zona central do Rio, ela é casada, tem um filho e vive num barraco, nos fundos de uma igreja. Escrita e dirigida por Renato Carrera, a peça “Ielda” acompanha a trajetória desta personagem durante aquele fatídico ano de 1989. Este é mais um espetáculo a compartilhar o seu processo de criação no TEMPO_FESTIVAL, que mantém como uma de suas marcas o apoio à pesquisa e experimentação, em seus 10 anos de trajetória.
No elenco, Ângela Câmara, Carolina Ferman, Fernanda Sal, Jean Machado, Marcel Giubilei, Ricardo Lopes, José Karini e Renato Carrera interpretam 19 personagens. Imersos na atmosfera e na trilha da época, estas figuras transitam entre o farsesco e a tragicomédia, em ambientes como um salão de beleza, Marquês de Sapucaí e o quintal de um barraco. A falência da classe média, a busca pela recuperação da fé e o bem-humorado espírito carioca, num momento de profundas transformações do Brasil e do mundo, formam o retrato deste espetáculo, ao som de sambas-enredos como “Liberdade, Liberdade”.

 

Texto e Direção: Renato Carrera │ Elenco: Ângela Câmara, Carolina Ferman, Fernanda Sal, Marcel Giubilei, Ricardo Lopes, José Karini, Jean Machado e Renato Carrera │ Cenário e Programação Visual: Daniel de Jesus │ Figurino: Tiago Ribeiro │ Assistência de Direção: Camila Rosa Lins │ Iluminação: Renato Machado │ Trilha Sonora Original: Adriano Sampaio e Pedro Costa │ Canções: Jean Machado, Renato Carrera, Adriano Sampaio, Pedro Costa │ Caracterização: Mona Magalhães │ Preparação Corporal: Luciana Carnot │ Preparação Vocal: Daniely de Souza │ Produção: Gabriel Garcia e Marcel Giubilei │ Fotos: Sabrina Paz

 

Serviço

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto (Teatro)

Endereço: Rua Humaitá, 163 – Humaitá

Telefone: (21) 2535-3846

Capacidade: 98 lugares

Dia: 25 de novembro

Horário: 21h

Duração: 75 minutos

Valor: Entrada gratuita – distribuição de senhas 1h antes

Classificação Indicativa: 16 anos