Dez anos após seu divórcio, um homem e uma mulher se encontram novamente pela primeira vez, no cemitério onde seu único filho está sendo enterrado. ELE mora na França e construiu uma vida nova, ELA permaneceu morando na velha casa e não pôde suportar a ideia de uma nova vida. A razão do seu encontro é terem recebido uma carta em que se diz que os restos mortais de seu filho serão transferidos porque foi encontrado veneno no chão do lugar onde morreu. Durante poucas horas eles estão juntos, tentam comparar suas visões da história. Mas enquanto ELA está procurando alguém pra compartilhar remorsos, ELE tenta encerrar o assunto. O filho morto envenenou suas vidas. Até quando eles podem ser vulneráveis o bastante para retornar ao passado, no leito de morte de seu filho? “Eu te abraçava e você o segurava, e você cantava, muito baixinho.” Abraçados e cantando, isso será o suficiente para estarem salvos?
DRAMA BR_NL – Intercâmbio de DRAMATURGIAS BRASIL X HOLANDA 2012 é um projeto idealizado e coordenado por Fabiano de Freitas, em parceria com Central de Cultura Brasil Holanda / TIN – Theater Institute of Netherlands, o TEMPO_FESTIVAL e o Teatro de Extremos.
À propósito das interações artísticas e culturais realizadas entre o Brasil e a Holanda por conta do projeto de intercâmbio de várias fundações holandesas lideradas pela Central de Cultura, foi proposta a realização do projeto de Intercâmbio de Dramaturgias Holanda Brasil 2012.
A proposta é de realizar a circulação de textos brasileiros e holandeses, com foco na mais representativa criação contemporânea dos dois países, provocando o maior conhecimento dos temas, abordagens e processos destes autores de diferentes países, além da proposição prática do estímulo a montagem destes textos por grupos dos dois países.
Dois dos mais representativos dramaturgos da Holanda neste momento. Lot Vekemans foi bastante premiada entre os anos de 2009 e 2010 com o drama GIF (Veneno), obra de sua maturidade. Já Jibbe Willems é um dos jovens dramaturgos de destaque na cena contemporânea no país, com um “exemplar” de texto moderno que dialoga com os temas mais evidentes da atualidade.
No mês de novembro serão lidos na Holanda 4 textos brasileiros, da recente safra de dramaturgia produzida no nosso país: “Agreste” e “Bodyart Project”, de Newton Moreno, e “Os últimos dias de Gilda”e “Senhora Coisa”, de Rodrigo de Roure.
Lot Vekemans (1965, Amsterdam) estudou Geografia Social na Universidade de Utrecht. Depois dos estudos, visitou a Writerschool t’Colofon em Amsterdam e se graduou lá em 1993 como dramaturga. Desde 1995 ela tem escrito numerosas peças para crianças e adultos. Escreveu, entre outras coisas, Geen Gewoon Meisje (Uma garota não ordinária), Hé payo, Truckstop para o MUZtheater (2001) e Het Toneel Speelt (2010), Vreemde vogels (Pássaros Estranhos), para Kwatta, Licht ! (Luz!), para Barra Theater, os monólogos Zus van (Irmã de) e Judas para sua própria companhia MAM, Ledacourt para Het Zuidelijk Toneel, Sua Mente – etapa 2 para Panta Theatre na França e Gif (Veneno) para NTGent. Em 2005 ela recebeu o prêmio “Van derVies” (três anos premiada como melhor peça) por Truckstop and Zus van. In 2010 ela recebeu o aclamado prêmio Taalunie Toneelschrijfprijs 2010 (prêmio para melhor peça holandesa montada em 2009/2010) por sua peça Gif (Veneno). Hoje ela escreve novas peças e seu primeiro romance. Suas peças foram montadas com sucesso em diferentes países (Inglaterra, Bélgica, França, Áustria, Alemanha, Luxemburgo, África do Sul, Namíbia e México).
Mais no(s) dia(s):