TRADUZIR

Ato e Efeito 2 NACIONAL | VÍDEO INSTALAÇÃO

  • Rafael Teixeira
  • tocavideos
  • 25 A 28 DE OUTUBRO - 18H
  • Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

 

Criado pelo jornalista e crítico teatral Rafael Teixeira e pela produtora tocavideos (dos filmmakers Fernando Neumayer e Luís Martino), Ato e Efeito dá continuidade à sua segunda temporada mantendo a sua proposta de exaltar as artes cênicas em uma abordagem audiovisual. Diante das câmeras, atores e atrizes interpretam trechos de peças teatrais, tendo por base apenas a leitura do próprio texto, diretamente do papel. A ideia é proporcionar um olhar diferente tanto sobre a dramaturgia quanto sobre a arte da interpretação, situando-as em um lugar que não é nem o da leitura, simplesmente, tampouco o da atuação convencional.

O projeto teve a sua primeira exibição pública na edição de 2015 do TEMPO_FESTIVAL, quando foram apresentados os cinco vídeos da sua temporada inaugural. Em 2017, o TEMPO apresentou cinco vídeos da segunda leva – estes serão novamente exibidos em 2018, junto com os seis ainda inéditos.

Desta vez, a seleção inclui trechos de obras clássicas: Adassa Martins (Prometeu Acorrentado, de Ésquilo), Bianca Byington (O Marido Ideal, de Oscar Wilde), Bruce Gomlevsky (O Mercador de Veneza, de Shakespeare), Cesar Augusto (O Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen), Débora Falabella (O Jardim das Cerejeiras, de Anton Tchekhov), Fabio Porchat (O Inspetor Geral, de Nicolai Gógol), Gilberto Gawronski (Antígona, de Sófocles), Inez Viana (Medeia, de Eurípedes), Kelzy Ecard (A Gaivota, de Anton Tchekhov), Lázaro Ramos (Otelo, de Shakespeare) e Marcos Caruso (Pequeno-Burgueses, de Máximo Gorki).

 

Rafael Teixeira

Jornalista formado pela PUC-Rio, é pesquisador independente e crítico de teatro. Trabalhou nos principais veículos de comunicação do Rio de Janeiro, como O Globo e Veja Rio, e colaborou com outras publicações, entre elas as revistas piauí, Continente e Época São Paulo. É o idealizador da montagem de Círculo da transformação em espelho, primeira peça da consagrada dramaturga americana Annie Baker encenada no Brasil.

 

tocavideos

Produtora audiovisual formada por Fernando Neumayer e Luís Martino em 2010, tem projetos criados para diversas áreas, entre elas música, cinema, teatro e gastronomia. Em dezembro de 2017, lançou Ventura sinfônico – Além do que se vê, documentário que conta a história do projeto da Petrobras Sinfonica que revisitou o disco Ventura, da banda Los Hermanos. A tocavideos é também criadora do projeto Mar Azul – Sons de Minas Gerais Vol. 1 (2015), lançado em parceria com a Som Livre, que homenageou os artistas ligados ao Clube da Esquina.

 

Ficha técnica

Idealização: Rafael Teixeira / Realização: Rafael Teixeira e tocavideos (Fernando Neumayer e Luís Martino) / Produção executiva: Ana Studart / Apoio: Casa Quintal de Artes Cênicas / Elenco: Adassa Martins, Bianca Byington, Bruce Gomlevsky, Cesar Augusto, Débora Falabella, Fabio Porchat, Gilberto Gawronski, Inez Viana, Kelzy Ecard, Lázaro Ramos e Marcos Caruso

 

Serviço

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto (Galeria 01)

Endereço: Rua Humaitá, 163 – Humaitá

Telefone: (21) 2535-3846

Capacidade: 35 lugares

Dias: 25, 26, 27 e 28 de outubro

Horário: 18h (Exibição em looping)

Entrada Gratuita

Classificação indicativa: 16 anos