No Sul dos EUA, é muito comum cobrir a ferrugem dos carros com uma fita adesiva prateada. Essa fita é conhecida como Alabama Chrome. Os carros ficam prateados por fora, mas por dentro continuam apodrecendo em silêncio. Para os Sadists esta é uma metáfora bem irônica para a dolorosa vida cotidiana, quando todo mundo sempre tenta esconder por fora seus pontos de ferrugem. Três músicos atores. Eles tocam, cantam e atuam. Alabama Chrome, produzido pela Fundação Orkater, é uma viagem pela música do Sul dos EUA, com paradas em situações cômicas ao som de rock, blues e country.
The Sadists (Os Sádicos) é um grupo jovem de teatro composto por três atores-músicos: Viktor Griffioen, Erik van der Horst e Kaspar Schellingerhout. Em 2008, eles produziram, em parceria com Fundação Orkater / De Nieuwkomers, o espetáculo Alabama Chrome, que ganhou o Prêmio de público no Theatermakers Nieuwe 2009. Eles participaram dos festivais Breakin’ Walls, Fringe Festival, De Zwarte Cross, Lowlands e De Parade.
A Fundação Orkater abraça artistas e companhias da Holanda que trabalham com teatro e música. Orkater é a mistura das palavras holandesas orkest e theater (orquestra e teatro) e explicita a vocação da Fundação: realizar trabalhos híbridos com teatro e música contemporânea. Um de seus fundadores é Alex van Warmerdam, escritor, dramaturgo, cineasta, diretor, ator, pintor – um dos mais conhecidos e premiados multiartistas da Holanda.
A música é um dos elementos dramatúrgicos centrais nas produções da Fundação Orkater. A Orkater não trabalha com um grupo fixo de performers e de companhias. De acordo com cada produção as criações são feitas colaborativamente por atores, músicos, diretores, compositores e dramaturgos – todos artistas sonoros. A fundação preza pela pluralidade na concepção de suas criações: Orkater produz música e teatro, dentro e fora do teatro, espetáculos grandes e pequenos, complexos e acessíveis.