TRADUZIR

AGOSTO: O ZEITGEIST DA ALEMANHA

Durante o 2° TEMPO_FESTIVAL, entre um espetáculo e outro, um fantasma pairava sobre o evento: era o espectro da Alemanha. Muitas atividades da programação se basearam em trabalhos de importantes figuras do cenário artístico alemão e a própria abordagem do Festival apontava para o Gesamtkunstwerk, uma palavra que só poderia existir no complexo idioma alemão.



Quem Não Sabe Mais Quem É, O Que É E Onde Está Precisa Se Mexer no TEMPO_FESTIVAL

Quem Não Sabe Mais Quem É, O Que É E Onde Está Precisa Se Mexer, montagem da Cia. São Jorge de Variedades resulta, por exemplo, do mergulho que o grupo fez na vida e na obra do dramaturgo alemão Heiner Müller (1929 – 1995). Enquanto o espetáculo chileno Comida Alemã, além de trazer a Alemanha no título, se constituía a partir da obra de Thomas Bernhard.

Em Agosto, decidimos encarar o fantasma de frente e, para isso, escolhemos a cena alemã como tema. Prepare-se para o novo clima:

Em primeiro lugar, vem a segunda parte da entrevista inédita com Cristían Plana, diretor de Comida Alemã, espetáculo que abriu o 2° TEMPO_FESTIVAL. No vídeo, Plana reflete sobre o próprio processo criativo, revelando a potência do silêncio como tempo e como ato político.

Traremos ainda um perfil de Frank Castorf, um dos principais diretores alemães da atualidade, a frente do tradicional Volksbühne (o Teatro do Povo), criado em 1914 por associações operárias. Nossa galeria hospeda esse mês o fotógrafo Thomas Struth e sua visão invertida da pláteia, em cenas que “ecoam” o lugar do público.

No campo das artes visuais, já está no nosso Youtube [logo abaixo] o primeiro vídeo sobre a sexta Berlin Biennale for Contemporary Art, que está desde junho agitando a cidade. Ao longo do mês falaremos de Joseph Beuys e do espetáculo Devassa da Cia. dos Atores, baseado em Wedekind e dirigido por Nehle Franke. E em breve MIllos Kaiser nos brinda com uma seleção especial de “Deustches Musik”.

Kommen Sie mit uns!

Categorias: Notícias. Tags: Berlin Biennale, Comida Alemã, Cristían Plana, Frank Castorf, Frank Wedekind, Nehle Franke, Thomas Struth e Volksbühne.