TRADUZIR

TEMPO_FESTIVAL + Panorama Sur

Pela primeira vez no Brasil, o projeto argentino Panorama Sur encontra espaço de diálogo através do TEMPO_FESTIVAL das Artes. O projeto foi viabilizado pela colaboração entre Siemens Stiftung e THE – Associação para o teatro latino-americano –, e começou em 2010 em Buenos Aires com o nome Escena Sur.

Alejandro Tantanian
, que escreveu “Os Mansos: sobre os motivos de “O Idiota”, de Fiódor Dostoievski” (lançado no 2º TEMPO em 2010), uniu-se à autora Cynthia Edul para tecer uma rede entre dramaturgos de diferentes partes do mundo e promover a criação através da colaboração, o intercâmbio e o trabalho em grupo. Dessa união nasceu o Panorama Sur, que este ano aconteceu entre 18 de julho e 10 de agosto, reunindo nomes como Antônio Araújo (Teatro da Vertigem), Tim Etchells (Forced Entertainment), João Fiadeiro e Mariano Pensotti.

Neste contexto surge o projeto “Patos Fêmeas”, leitura da dramaturga Beatriz Catani, que aporta no Oi Futuro Flamengo às 19h30 do dia 18 de setembro. O projeto hermano é resultado de um longo processo de ensaios e trabalho em grupo, além de estender a pesquisa do livro que Catani publicou em 2007, “Acercamientos a lo Real” (Aproximações do Real, em tradução livre). O texto aborda o peculiar universo de mulheres que passaram a “chocar” ovos após sucessivas matanças de patas depositárias do ovo.

Pra quem deseja mergulhar no universo da autora, seu livro está disponível de diferentes maneiras aqui e há um interessante registro de um trabalho mais antigo da autora entitulado “Finales” disponível na rede:

O TEMPO_FESTIVAL investe nos frutos dessa parceria como ponto de encontro para a produção teatral latino-americana e convida todos os interessados para a leitura do dia 18, que promete ser o pontapé inicial na relação entre esta parceria e o público.

Categorias: Notícias. Tags: Alejandro Tantanian, América Latina, Argentina e Cynthia Edul.