TRADUZIR

TEMPO PARA PENSAR O TEMPO

As relações entre ARTE, TEMPO E VIDA serão o ponto de partida para o conjunto de encontros capitaneados pela múltipla Viviane Mosé durantes os dias 16, 17 e 18, no Oi Futuro. Para a tarefa, Mosé convida artistas tão múltiplos quanto a própria, como a diretora Cristiane Jatahy, o francês Emmanuel Wallon e o crítico de arte Paulo Sérgio Duarte.

Viviane Mosé sobre os TEMPOS

Neste primeiro TEMPO do Festival TEMPO das artes vamos promover um encontro entre artistas e pensadores para tratar de dois aspectos do tempo:

  • O tempo em si, através da pergunta: O que é o tempo? Como experiência vivida, o tempo é abordado no primeiro encontro ARTE, TEMPO, VIDA. Ali, o artista Fernando Eiras conversa com Julia Lemertz, Emílio de Mello e Gustavo Acioli sobre sua carreira, seu processo criativo, sua vida. E como ciência, o tempo é tratado na palestra O ENIGMA DO TEMPO, com o cosmólogo Mario Novello, que vai nos mostrar a revolução no modo como a ciência pensa, atualmente, o tempo.
  • No segundo sentido, abordamos o tempo a partir da leitura do presente, na palestra OS DESAFIOS DO CONTEMPORÂNEO, com a filósofa Viviane Mosé, que vai falar sobre os impasses, e novas possibilidades, do processo civilizatório; e, na mesa, ARTE E CONTEMPORANEIDADE, com a pesquisadora e escritora Heloísa Buarque de Holanda, o crítico de arte Paulo Sérgio Duarte, com o crítico de cinema Pedro Butcher, com a diretora de teatro Cristiane Jatahy, que vai abordar questões relativas às artes hoje; e, na intervenção do ator e poeta Michel Melamed, bem como na palestra final, encerrando o evento, com o pesquisador francês Emannuel Wallon, trataremos, enfim, do TEATRO HOJE.

Relacionar o tempo, as artes, a vida é o objetivo deste nosso primeiro TEMPO.

Categorias: Notícias. Tags: 1° TEMPO_2009, Cinema, Emmanuel Wallon, Fernando Eiras, Literatura, Palestra, Teatro e Viviane Mosé.