Eis que chega o momento. Dia 05 de Agosto de 2011 é a data escolhida para o início da nova edição do TEMPO_FESTIVAL das Artes. Como de costume, a edição deste ano oferece três etapas para o público: o 1° TEMPO, dedicado ao pensamento e aos processos criativos; o 2° TEMPO, voltado para programação artística nacional e internacional; e, last but not least, o TEMPO CONTÍNUO, plataforma virtual do Festival.
No dia 05, o pontapé inicial do 1° TEMPO será dado com a estréia carioca do novo espetáculo de Pedro Brício, Trabalhos de Amores quase perdidos, no Espaço Cultural Sergio, com os atores João Velho, Branca Messina, Lúcia Bronstein e Pedro Henrique Monteiro. No final de semana (06 e 07 de agosto), o TEMPO ocupa o Parque Lage com a instalação cinematográfica de Christiane Jatahy, A falta que nos move, que irá ser exibida na madrugada de sábado para domingo na piscina da Escola de Artes Visuais.
No domingo, os processos tomam conta do Parque Lage, com a apresentação de Na Selva das Cidades, dirigido por Aderbal Freire Filho, e Como cavalgar um dragão, sob a direção de Diogo Liberano e Flávia Naves. Veja vídeos dos processos em nossa TV TEMPO.
Heloisa Buarque de Hollanda marca presença neste 1° TEMPO de 2011 com o seminário Periferia@, que conta com a participação de Eliane Costa (Petrobras), Maria Arlete (Oi Futuro), José Murilo Jr (Ministério da Cultura), Batman Zavareze (Festival Multiplicidades), Rodrigo Savazoni (Casa de Cultura Digital), Paula Martini (FGV) e Luiz Fernando Marrey Moncau (FGV).
No dia 15 de Agosto, o 1° TEMPO continua aqui no site do Festival. As novidades ficam por conta do depoimento de Cláudio Tolcachir, diretor da companhia argentina Timbre 4 que irá apresentar no 2° TEMPO o espetáculo El viento en un violin. Além de Tolcachir, a TV TEMPO traz também um papo filosófico com o cosmólogo e físico Luiz Alberto Oliveira, registros audiovisuais do processo criativo do renomado diretor e dramaturgo francês Bruno Bayen e o webdocumentário Ocupação, sobre o projeto especial de ocupação artística do TEMPO no Complexo do Alemão que irá ocorrer no 2° TEMPO.
Depois disso, é só esperar o 2° TEMPO: entre os dias 12 e 18 de setembro, mais de 30 apresentações nacionais e internacionais irão sacudir a programação artística da cidade do Rio de Janeiro. Sejam bem-vindos ao novo TEMPO!