Seguindo a tradição, o 2º TEMPO_FESTIVAL apresenta em 2012 um recorte da produção artística de um determinado país. O convidado de honra desta vez foi a Holanda, nação européia que inaugura o vínculo já partilhado por obras dos hermanos Chile (em 2010) e Argentina (em 2011).
O recorte, na verdade, é um mosaico composto por espetáculos, leituras, performance, debate, instalação e, last but not least, realidade virtual. Dando ênfase à diversidade, o recorte apresenta ao público brasileiro artistas com trajetórias completamente distintas, como Sander Veenhof, especialista em Realidade Aumentada e conhecido pela intervenção realizada no MoMA de Nova Iorque; Jibbe Willems e Lot Vekemans, expoentes da dramaturgia contemporânea holandesa; e Dries Verhoeven, que traz ao Rio uma instalação onde os cariocas poderão se despedir de crenças, pensamentos e visões de mundo que estão com seus dias contados.
Quem viu, no TEMPO_FESTIVAL 2011, o espetáculo “De A até B | Um jeito de ser”, de Ria Marks, já conhece o trabalho da Fundação Orkater. Neste ano, a Fundação, composta por artistas e grupos que investigam o entrelaçamento entre música e teatro, traz os espetáculos Alabama Chrome e A partir de agora seu nome é Pjotr, das companhias The Sadists e Via Berlin. Os dois grupos fizeram parte do projeto Newcomers (Recém-Chegados, em tradução livre) que a Orkater promove desde 2006, dando oportunidades para que jovens criadores profissionais de teatro criem as suas próprias peças de teatro-música dentro da Fundação.
Articulando a produção contemporânea à herança cultural, o Recorte Holandês do TEMPO_FESTIVAL 2012 promove uma troca cultural entre os dois países. Desse modo, por meio da música, das artes plásticas, do cinema, do teatro e da dança, estimula-se o diálogo permanente da cena brasileira com os processos criativos que acontecem em diversos lugares do mundo (Além da Holanda, o 2º TEMPO_FESTIVAL traz também obras de franceses e espanhóis, clique aqui para saber mais).
Então, já sabe: a partir do dia 04 de outubro, compre seu pacotinho de Stroopwafel (um biscoitinho holandês todo fofo) e divirta-se!