A intervenção Oi TEMPO na praça, que ocupou a praça General Osório no último sábado (cinco de junho), transformou o local em um espaço multicultural.
A obra de Heleno Bernardi, Rotas, uma mesa de ping-pong singular, cuja estrutura é formada a partir da junção de 8 mesas de ping-pong, garantiu a diversão de quem passava pela histórica praça de Ipanema.
Um dos aspectos mais interessantes do trabalho de Bernardi é a ampliação das possibilidades de direcionamento e de interação. Isto porque, em um jogo normal de tênis de mesa, as regras são bem definidas: há um confronto entre dois jogadores (ou, no máximo, duas duplas de jogadores) que, estando cada um em seu lado da mesa, devem disputar o melhor desempenho no manejo com a raquete e a bola.
Em Rotas, Bernardi liberta o jogo de suas convenções, na medida em que, ao justapor várias mesas de ping-pong, cria vários lados de intervenção, criando partidas descentralizadas e simultâneas, com não apenas dois (ou quatro) jogadores, mas dezenas deles.
No Oi TEMPO na praça, 50 raquetes e 3.000 bolinhas de ping-pong ficaram disponíveis ao público, que se divertiu bastante com a obra, reforçando a sua condição relacional.
Além das 50 raquetes e das 3.000 bolinhas, o Oi TEMPO na praça mobilizou uma quantidade enorme de artistas e também de material de produção. Veja abaixo os números do evento:
2 palcos
1 balão de 10 m
18 horas de montagem
260 artistas
equipe de 60 pessoas entre produtores, camareiras, contra-regras, carregadores etc…
180 figurinos
3 camarins ao redor da praça
100 metros de lona preta
120 m de elástico
250 flores distribuídas
400 refeições servidas
60 luminárias japonesas
Para saber mais sobre Heleno Bernardi, clique aqui.