TRADUZIR

A DANÇA DOS OPOSTOS – “NEM OGROS, NEM PRINCESAS”

Nem ogros nem princesas” (Ni ogros ni princesas) é o nome do espetáculo de dança que a Cia Provisional Danza, da Espanha, traz ao Rio de Janeiro no 2° TEMPO_FESTIVAL. Fundadora do grupo, a bailarina, coreógrafa e diretora Carmen Werner é um dos principais nomes da cena espanhola, ao lado de personalidades como Alfonso Sastre, José Sanchis Sinisterra, Juan Mayorga e Sara Molina. Recentemente, Werner, além de sua companhia, tornou-se diretora da Fundação para Dança Contemporânea que leva o seu nome.


Com o seu grupo, Werner criou mais de seis dezenas de coreografias, discutindo, por meio da linguagem da dança-teatro, temas contemporâneos como a morte, a solidão, a espera, a não violência, a estagnação da vida humana e a liberdade de escolher o próprio destino. Os trabalhos da Provisional Danza caracterizam-se pelo rigor técnico e estético, propondo sempre inovações estéticas. Com tamanha experiência, o grupo criou coreografias em diversos formatos, incluindo aí óperas-dança e espetáculos outdoor em colaboração com outras companhias.

Outro traço marcante de Carmen Werner é a sua preocupação com o desenvolvimento e a formação de artistas. Formada em educação física, a coreógrafa empenha-se em projetos, como a Fundação, que procura proporcionar aos criadores condições físicas, intelectuais e financeiras em formas de aulas, workshops, residências e produções de espetáculos.

Na apresentação do dia 13 de setembro, os cariocas assistirão a um jogo de valores marcado pela oposição: um homem versus um grupo; os seres humanos versus a humanidade; sociedade versus poder. Partindo da frase “Dizem que os sonhos são uma congestão da imaginação sobrecarregada por palavras não ditas, os atos não realizados, os afetos de ódio ou de amor que não expressamos e nunca expressaremos e também pelos beijos não dados.”, de Van den Borken, o espetáculo apresenta um processo coreográfico baseado nas emoções, percepções, criações e corpos dos próprios bailarinos-intérpretes, no qual a repetição é utilizada como fator para transformação e re-significação do movimento.

Categorias: Notícias. Tags: 2º TEMPO_2011, Carmen Werner, Dança, Nem ogros nem princesas e Provisional Danza.