TRADUZIR

O TEMPO NO CHILE 1: SANTIAGO A MIL

Janeiro de 2011, Santiago, Chile. É dado o início para a 18a. edição do Festival Internacional de Teatro Santiago a Mil, o mais importante evento de artes cênicas do Chile, composto por mais de 70 espetáculos,  nacionais e internacionais, que ocupam os teatros, edifícios, ruas e praças da capital chilena.

Que o Chile possui uma cena teatral fervilhante, disto nos já tínhamos certeza – em maio de 2009, Comida Alemã de Cristían Plana e Neva de Guillermo Calderón marcaram forte presença na segunda edição do TEMPO_FESTIVAL das Artes. Para retribuir a gentileza, nós do TEMPO fomos conferir de perto a mais recente programação do Festival, que conta com boas e inovadoras surpresas, como o espetáculo brasileiro Ensaio.Hamlet, de Enrique Diaz, Esta puerta es demasiado pequeña (para un oso), da Cia. Belga NeedCompany, La Larga Noche de Los 500 años, dirigido pelo chileno Ignacio Achurra e, last but not least, El viento en un violin, da companhia argentina Timbre 4, com co-produção do TEMPO_FESTIVAL das Artes.

Além do elogiado Ensaio.Hamlet (eleito recentemente pela revista Bravo como o melhor espetáculo da primeira década do século XXI), criado pela Cia. dos Atores, o Brasil marca presença com quatro outras produções instigantes, sendo três delas criadas e produzidas por integrantes da companhia carioca.

Talvez, dirigido por Cesar Augusto e com interpretação de Alamo Facó, Bait Man, de Gerald Thomas e atuação de Marcelo Olinto, Apropriação, de Bel García, peças criadas por ocasião da comemoração dos 20 anos da Cia dos Atores, tratam de representar bem a cena brasileira em território chileno. Para completar com chave de ouro a seleção brasileira, Till:  as aventuras de um héroi torto, do grupo mineiro Galpão, está sendo apresentado nas ruas da cidade.

Para quem está em Santiago: curta a cidade com muita cena. Para quem não está no Chile, não se preocupe: acompanhe aqui no TEMPO_CONTÍNUO o melhor do Festival Santiago a Mil. Em breve, traremos mais notícias da explosão cênica que está rolando na cidade.

Categorias: Notícias. Tags: Chile, Enrique Diaz, Festival Internacional Santiago a Mil, Ignacio Achurra, NeedCompany e Timbre 4.