NEVA, atração internacional do 2° TEMPO_FESTIVAL, estreia no dia 27 de maio, no Espaço Cultural Sergio Porto, com o grupo de teatro chileno Teatro En El Blanco.
Com texto e direção de Guillermo Calderón, a montagem do grupo chileno combina realidade e ficção neste espetáculo ambientado na Rússia da primeira década do século XX. Na peça, a atriz Olga Knipper, integrante do Teatro de Arte de Moscou fundado por Constantin Stanislavski, vive o luto da morte de seu marido, o escritor e dramaturgo Anton Tchekhov, vítima de tuberculose.
Sentindo-se culpada por não ter dado a devida atenção ao marido, Olga recebe a ajuda dos atores Masha e Aleko para prosseguir no ensaio da peça “O Jardim das Cerejeiras“, último texto escrito pelo seu falecido esposo em 1904. Enquanto o ensaio ocorre dentro do Teatro em São Petesburgo, do lado de fora é deflagrada a Revolução Russa de 1905, um movimento popular marcado pelo massacre Domingo Sangrento, em que boa parte dos manifestantes foi cruelmente assassinada pela guarda do Czar Nicolau II.
A utilização de personalidades artísticas (como Tchecov, Knipper e Stanislavski), somada à menção a momentos históricos críticos (Rússia de 1905), fazem de NEVA um espetáculo singular, cujo tema recai principalmente sobre as possibilidades de se fazer teatro atualmente. A perspectiva utilizada por Calderón, portanto, trata de se apropriar de circunstâncias históricas como um maneira de criar um ponto de vista interessante e criativo para as situações ocorridas no presente. Arrebatando plateias por onde passa, NEVA segue, após o TEMPO_FESTIVAL, para o Festival Internacional de Teatro Tchecov (Moscou).