TRADUZIR

Nem mesmo todo o Oceano

Nem mesmo todo o oceano é antes de tudo, um romance de geração e de idéias. Alcione Araújo levanta questões de ética e valores. Em 794 páginas, o autor conta a história de um médico imaginário recém-formado, desde a sua difícil infância de menino pobre, no interior de Minas, os primeiros tempos de estudante, vivendo em pensões no Rio de Janeiro, as decepções amorosas, as frustrações existenciais, a difícil sobrevivência em meio às feras do asfalto selvagem, enfatizando sobretudo o seu processo de perversão espiritual.

Com adaptação e direção de Inez Viana e interpretada pela Cia OmondÉ, o espetáculo é um thriller contemporâneo dentro de um romance histórico que re-estreia no Teatro Glaucio Gil.

Nem Mesmo Todo o Oceano from Jéssica Santos on Vimeo.

A respeito da temática de seu novo projeto, a diretora observa: “’Ano que vem, serão lembrados os 50 anos da ditadura’ disse-me Alcione Araújo, em nosso último encontro. Não havia me dado conta. Mas a conta era fato: 1964… 2014. Enquanto a Comissão da Verdade tenta apurar fatos, até então obscuros, dos anos de chumbo, tive a certeza: é chegado o momento de vir à tona essa história que me persegue e me fascina há 13 anos e que, desde o primeiro momento que a li, sabia que um dia teria que montá-la.”

Perguntas transcendentais se colocam em abundância – sobre o amor, a raiva, a liberdade, a repressão, a riqueza e a pobreza, o bom e o mal em suas manifestações que nos são tão familiares. Até mesmo a teoria comunista versus a realidade capitalista – questão tão fortemente debatida durante o período – goza de uma presença imponente. No fim, no entanto, essas teses são inevitavelmente enterradas na unidade familiar disfuncional, devastada pelo abuso e pela traição.

Na peça, assim como no Romance, fatos reais se misturam à ficção, nos trazendo imediata identificação de uma das mais agravantes e dolorosas épocas do nosso país, a era da inocência perdida.

 

Serviço

Ficha técnica
Da Obra de Alcione Araújo
ADAPTAÇÃO E DIREÇÃO – Inez Viana
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO – Claudia Marques

ELENCO – Cia OmondÉ -Leonardo Bricio, Iano Salomão, Jefferson Schroeder, Junior Dantas, Luis Antonio Fortes e Zé Wendell
CONSULTORIA DRAMATÚRGICA – Pedro Kosovski
ILUMINAÇÃO – Renato Machado
FIGURINO – Flávio Souza
DIREÇÃO MUSICAL – Marcelo Alonso Neves
PROGRAMAÇÃO VISUAL – Dulce Lobo
ASSISTENTES DE DIREÇÃO – Carolina Pismel, Debora Lamm e Juliane Bodini
PRODUÇÃO EXECUTIVA – Jéssica Santiago
REALIZAÇÃO – Fábrica de Eventos
Um projeto da Cia OmondÉ

Classificação Indicativa: 16 anos

Categorias: Notícias. Tags: Alcione Araújo, carrossel, Cia OmondÉ e Inez Viana.