Quem ainda segue o lema “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” certamente desconhece os novos tempos: Alessandra Colasanti, em seu novo trabalho, faz vídeos pela pequena câmera de seu laptop, antes de dormir e em busca de uma conexão com o público do outro lado da tela – enviando seus vídeos de autoficção através do Facebook.
Quem acompanha o trabalho da performer, autora e diretora já viu de tudo um pouco, de peças profusas a performances interativas e, mais recentemente, seu processo filmográfico para o Rumos do Itaú Cultural.
Sua mais nova empreitada é o caminho para um relacionamento cada vez mais íntimo com o público, sempre com um humor que amplia os sentidos do próprio trabalho. Nos dias 29 e 30 de maio, Leca (para os mais próximos, que agora são todos) convida o público do TEMPO_FESTIVAL para deitar em sua cama, e participar com ela de seus depoimentos noturnos, na entrada do Oi Futuro Flamengo.
Na série de vídeos experimentais e interativos Nana, Colasanti explora o gênero autoficção (narrativas inventadas mescladas a narrativas pessoais), a ironia e o culto do indivíduo na contemporaneidade a partir da hibridização de diferentes estéticas como self-portraiture, reality show, blog, vídeo diário e videoperformance. A série de vídeos da artista em sua casa já chegou ao décimo “episódio”, contando ainda com a participação de convidados que interagem de forma remota. A performance só acontece no final da semana, mas estão todos convidados, desde já, a fazerem vídeo-respostas para Colasanti através de seu Vimeo. Aproveitem para clicar em subscribe e receberem o diário do processo.
Abaixo estão os dois primeiros capítulos da saga e a vídeo-resposta de Bianca Joy, direto da França. Serve de inspiração pra resposta de vocês!