Nos dias 28 e 29 de maio, o 2° TEMPO_FESTIVAL vai proporcionar ao público uma experiência muito além do teatro: Hotel Medea, um espetáculo internacional que dá “Boa Noite” e toma café da manhã com o espectador.
Trata-se de um projeto internacional criado e realizado pelos grupos londrinos Zecora Ura Theater e Para-Active, com a co-produção do Centro Popular de Conspiração Gargarullo, em Miguel Pereira (RJ), em parceria com a Cia. Tapete Criações Cênicas de São Luís do Maranhão. Sua dramaturgia investiga e reconstrói a tragédia grega de Medéia e utiliza os diversos espaços do prédio do Oi Futuro Flamengo. Dividido em três atos, o espetáculo começa na parte externa do teatro com um público amplo e prossegue com os que tem ingresso para a rara experiência de pernoite em meio à trama teatral que termina ao nascer do sol, num café da manhã com o elenco.
“Hotel Medea é o ponto médio entre a terra natal e o exílio. Reflete o próximo passo
na releitura da identidade brasileira aos olhos do estrangeiro”, assim define o diretor do projeto, brasileiro residente há 10 anos em Londres, Jorge Lopes Ramos, sobre a concepção e o movimento da obra, que é resultado de uma seqüência de residências artísticas que realizou durante dois anos e meio pelo Brasil e pela Europa, com o objetivo de criar espaços coletivos de criação entre atores e performers para um processo contínuo de encontros, descobertas e transformações de sentidos e dinâmicas teatrais.
O elenco de Hotel Medea, que hoje amplia a territorialidade da Cia. Zecora Ura Theater, nasceu desses encontros, e tem como uma das principais características a relação multiétnica e multiculturalentre os artistas, o que acrescentou a riqueza de perfis e possibilidades ao universo desta experiência teatral. Parte do grupo residente no Reino Unido vem de outras nacionalidades como a Grécia e oYemen. Os brasileiros que compõem o elenco vivem em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Maranhão.