TRADUZIR

FIM DE SEMANA, INÍCIO DO TEMPO

O primeiro final de semana do TEMPO_FESTIVAL 2014 está um absurdo! Depois da ressaca pós-eleições, a Programação nesses três primeiros dias canaliza nossas angústias e dúvidas eleitorais para a arte, que caminha de mãos dadas e de olhos fechados com a política.

Depois do Ensaio 3
Logo no primeiro dia, o patrão ficou maluco e, dentre as quatro estreias, dois importantes debutes circulam pelos palcos da cidade. No Oi Futuro Flamengo, às 20h, a diretora Mônica Guimarães apresenta ao público, pela primeira vez no Brasil, o texto integral de ‘Depois do Ensaio’, do cineasta sueco Ingmar Bergman. Corroborando seu caráter multilinguagens, o TEMPO abre com um texto acerca da devoção ao teatro por um artista mais conhecido por sua atuação no cinema. A peça tem também apresentações no sábado e no domingo, sempre às 20h.

Bonjour Concert-Halory Goerger 4
Para quem for ver a peça, a dica é chegar um pouco antes e conferir a vídeo instalação ‘Bonjour Concert’, do francês Halory Goerger. Conhecido por permear seus trabalhos com elementos absurdos e subversivos, o artista apresenta três vídeos que tratam de forma irônica a relação de amor e ódio entre o rock e a dança contemporânea. O trabalho estará exposto no nível 1 do Oi Futuro Flamengo. Depois é só subir e conferir a peça da Mônica!

Fab Cortesi 02

Outro destaque é a primeira vez da companhia japonesa Chelfitsch Theater Company na América do Sul. Fundada pelo japonês Toshiki Okada, a companhia vem tendo destaque na Europa, Ásia e América do Norte. Sexta e sábado, o público carioca poderá conferir o trabalho ‘Super Premium Soft Double Vanilla Rich’, no Humaitá. Flertando também com o absurdo, o espetáculo se passa numa loja de conveniência onde os clientes e funcionários são viciados na música barroca de Bach. A crítica social, presente já no nome da companhia (uma referência à palavra ‘egoísta’ em inglês) se concentra no consumismo. O título dá nome à última novidade recebida pela loja de conveniência da peça, o Super Premium Soft Double Vanilla Rich, absurdo em forma de sorvete!

Cheval Defoort-Fournet-Photos Olimpio Mazzorana (6)

Na sexta feira, temos ainda, no Teatro Carlos Gomes, a esperada estreia de ‘Cheval’, espetáculo que, veja só, também flerta com o absurdo! Com concepção e atuação de Antoine Defoort e Julien Fournet, o espetáculo é tecnicamente admirável, com diversos apetrechos tecnológicos, instrumentos musicais, bolas, bolas e mais bolas. O trabalho, encontro de Michael Jackson com Schubert, é, segundo os autores, ‘lúdico-musical’ e ‘técnico esportivo’.

Tempo Festival

Já a obra prima de Cervantes é o ponto de partida para o espetáculo “Dom Quijote”, de Tom Frankland e Keir Cooper com colaboração do diretor da companhia espanhola “Último Comboio”, Anton Coimbra. A cada dia com um ator principal diferente, com projeções, música ao vivo, teatro e dança “Dom Quijote” é anarquia! A peça terá apenas duas apresentações, nos dia 11 e 12 de outubro na Biblioteca Parque Estadual, ali na presidente Vargas, quase em frente à Central do Brasil.

 

© Anna Clara Carvalho | annaclaracarvalho.com
No Galpão Gamboa, e também lançando luz sobre questões sociais, temos o primeiro espetáculo que compõe a Mostra Hífen, Silêncio, de Tracy Segal. Parceira do TEMPO_FESTIVAL e realizada pelo Teatro Inominável, a Mostra Hífen participa da programação com três peças e com o bate papo sobre Arte e Cidade que acontece no Reduto, às 16h, em Botafogo. A professora da UFRJ Adriana Schneider e os integrantes do Norte Comum debaterão sobre estratégias de proximidade entre público e artista, apresentando o projeto político do cidadão-artista.
São, portanto, seis atrações nesses dias iniciais de Tempo Festival. Dá pra se programar direitinho, os locais são de fácil acesso e em alguns casos dá pra emendar um espetáculo no outro. Aproveitem, pois o que vale é a experiência!

Categorias: Notícias. Tags: Adriana Schneider, Antoine Defoort, Anton Coimbra, Bach, carrossel, Chelfitsch Theater Company, Halory Goerger, Ingmar Bergman, Julien Fournet, Keir Cooper, Mônica Guimarães, Norte Comum, Teatro Inominável, Tom Frankland, Toshiki Okada, Tracy Segal e Último Comboio.