TRADUZIR

CONEXÃO FRANÇA: “LES APOSTROPHÉS” NO CENTRO DO RIO

O mês de dezembro começou com pé direito. Na última quinta-feira, quem esteve pela Maré pôde presenciar a performance “Cabaret Desemboité” do grupo francês Les Apostrophés, formado por Martin Schwietzke (que também assina a direção), Jörg Müller, Jive Faury, Vincent Lorimy e Marcel Dreux.

O processo de criação da performance é curioso: a obra é um revival do espetáculo “Passage Desemboité”, realizado em salas de teatro e que rodou o mundo por três anos, incluindo aí diversos lugares da Europa, do Oriente Médio e da América Latina. Os brasileiros, portanto, já conhecem o trabalho de Martin Schwietzke e companhia.

Em “Cabaret Desemboité”, os atores saem às ruas em uma interferência urbana que embaça as fronteiras entre palco e platéia. Partindo de situações cotidianas – como acender um cigarro, comprar um pão, varrer o chão ou até mesmo andar pela rua – o grupo cria um jogo coreográfico recheado de humor, oferecendo ao público abordagens inusitadas do dia-a-dia. O registro clown é uma referência marcante nas performances dos artistas, observado explicitamente na gestualidade praticada pelo grupo que, em muitos momentos, nos fazem lembrar de grandes trupes de comédia, como os clássicos do Monty Python.

Neste sábado é a vez do grupo se apresentar na Rua do Lavradio, no centro. Todas as informações necessárias para se chegar lá encontram-se no flyer abaixo. O TEMPO_FESTIVAL recomenda, tendo certeza absoluta de que “Passage Desemboité” fará o seu final de semana mais alegre!

Categorias: Notícias. Tags: carrossel, França, Les Apostrophés e Martin Schwietzke.