TRADUZIR

ANDY WARHOL, MR. AMERICA

Enquanto isso, em Buenos Aires, o tempo da arte pop toma as proporções do excelente Malba. A exposição conta com seus estênceis – que podem ser vistos em vários museus pelo mundo, graças à “fábrica” (a Factory, de fato) capitalista de Warhol – e com outras peças não tão vistas, como as incríveis polaróides de celebridades  (Stallone, Liza Minelli, Candy Darling, Divine e muitas outras) que o público brasileiro teve oportunidade de ver em 2003, no CCBB. Sobre as polaróides, Warhol comenta: “A Polaróide acaba com as rugas de todo mundo, como se simplificassem o rosto… Eu tento fazer com que todo mundo fique maravilhoso. Algumas pessoas depois reclamam. Dizem: “Cadê meu narigão?” ou algo parecido, o que não consigo entender. Mas eu ponho de volta, se é isso o que querem”.

Há ainda a fase “prateada” de Andy, com muito jetpaint e uma instalação de infláveis espelhados. Como o trabalho do artista é ainda um dos mais influentes sobre as artes moderna e contemporânea, o sabor da exposição se dá nas frases estratégicas espalhadas pelas paredes do museu e próximas às obras.

Ao lado de uma obra prateada com reproduções de dólar, por exemplo, há a seguinte citação:

“Eu pedi sugestões para 10 ou 15 pessoas. Finalmente uma amiga fez a pergunta certa, ‘Bem, o que você mais ama?’ Foi assim que comecei a pintar dinheiro.”

Outras ainda trazem suas declarações sobre os Estados Unidos, em que ele declara não ter intenção alguma de criticar o way-of-life americano, e também suas ponderações sobre como a melhor parte do sexo é não fazer o sexo, que acompanham, por exemplo, o vídeo “Blowjob” em que vemos apenas o rosto de um homem durante a felação.

Todas as portas que Warhol abriu permanecem abertas, parece que, de lá pra cá, as coisas apenas se concatenaram para formar este tempo que é, essencialmente, o tempo do superficial. No meio da evolução catastrófica que construimos pouco a pouco, mais vale lembrar uma frase do Warhol que não constava na exposição (e que tem que ser dita na língua original): Land really is the best art.

Para quem gostou, abaixo outras pérolas de Warhol:

“Arte dos negócios é o passo que vem depois da arte. Comecei como artista comercial e quero terminar como artista de negócios”

“Não conheço ninguém que não tenha uma fantasia. Todos têm de ter uma fantasia”

“Olhe para a superfície de minhas pinturas e filmes e eu aí estou. Não há nada atrás disso”

Categorias: Notícias. Tags: Andy Warhol, Argentina, Buenos Aires, Exposição e Malba.