TRADUZIR

ABRE ALAS (6) NA GENTIL CARIOCA

Começou ontem (6 de fevereiro) a exposição coletiva Abre Alas, em sua sexta edição, na galeria A Gentil Carioca. A intenção da exposição tudo tem a ver com TEMPO Festival: são portfólios enviados à galeria e selecionados por Ernesto Neto, Laura Lima e Marcio Botner para integrar a coletiva de novos (ou nem tão novos assim) talentos. A idéia cria espaço para quem quer começar (e bem).

Nesta edição tem entre seus destaques o Coletivo Filé de Peixe que – na virada cultural e no último Noites Cariocas – apareceu com seus Piratões, DVDs com vídeo-arte do Brasil e do mundo gravados artesanalmente e vendidos por um preço mais que razoável: 1 por R$5, 3 por R$10.

Outro pequeno notável é André Amaral, que traz sua escultura de açúcar no formato de um crânio que, durante o vídeo, é submerso e se desintegra aos poucos, em um efeito do tempo sobre o material de trabalho.

O artista Elvis Almeida também desponta com suas pinturas que entre quadrinhos, desenhos e imagens da mídia, como bem descreve o crítico de arte e curador Fernando Cocchierale:

“Atraído por imagens íntimas, privadas e públicas do cotidiano citadino, Elvis apropria-se da abundante oferta de imagens na mídia impressa ou eletrônica. Reinterpreta-as por meio do desenho e da pintura para criar, por meio do sequenciamento de cenas, fragmentos de narrativas extraídas de um todo imaginário sem começo ou fim, ao qual aderiu. Tal como nas HQ, no cinema e no vídeo, ele produz imagens que, sem serem explicitamente fotográficas, guardam um compromisso estreito com a fotografia. Essas imagens evocam um realismo de tipo jornalístico comum, tanto nas fotos invasivas e indiscretas tiradas por papparazzi, quanto nas páginas policiais que temperam a curiosidade popular. Imerso na trama que ajuda a tecer com seu próprio trabalho, Elvis é uma das boas promessas da nova geração de artistas cariocas.”

A lista completa dos artistas é esta:
André Amaral (RJ)
Barbara Wagner (PE)
Bruno Jacomino (RJ)
Bruno Vilela (PE)
Catarina Lira Pereira (Portugal)
Coletivo Filé de Peixe (RJ)
Elvis Almeida (RJ)
Felipe Fernandes (RJ)
Gabriel Colaço (Portugal)
Isabela Sá Roriz (RJ)
Luiz Roque (SP)
Nicolas Grum (Chile)
Rafael Adorjan (RJ)
Raoni (RJ)
Ricardo Villa (SP)
Sergio Zevallos (Peru)
Studio móvel experimental – Ivan Henriques e Silvia Leal (RJ)
Vijai Patchineelan (RJ)
E, pra quem ainda não sabe, A Gentil fica na Rua Gonçalves Ledo, 17 – Sobrado, no coração do Saara.
Categorias: Notícias. Tags: A Gentil Carioca, Abre Alas, Ernesto Neto, Fernando Cocchierale, Laura Lima e Marcio Botner.