TRADUZIR

2º TEMPO_FESTIVAL 2011: DIVERSIDADE CULTURAL

É com prazer que anunciamos o fim do tempo de estio! Entre os dias 13 e 18 de setembro de 2011, aporta na cidade maravilhosa o 2º TEMPO_FESTIVAL das Artes, recheado de atrações artísticas nacionais e internacionais que prometem movimentar o cenário cultural carioca.

As relações entre arte e política serão pensadas por meio do Projeto de Ocupação de Espaço Público, que irá ocorrer em três comunidades do Complexo do Alemão, região na zona norte do Rio de Janeiro formada por um imenso conjunto de treze favelas e alguns prédios populares. A ocupação se dará através de residências, oficinas e apresentações artísticas.

O grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, leva ao Alemão a sua mais nova montagem “Sua Incelença, Ricardo III”, dirigida por Gabriel Villela. Além do espetáculo, eles realizam uma oficina musical no lugar. Já a companhia francesa Dominique Houdart & Jeanne Heuclin convoca os moradores da comunidade para um workshop em que eles poderão interpretar personagens da performance PADOX, que irá ocorrer também no Centro da Cidade. A performer Roberta Savian, em parceria com o Centre National de La Danse (Paris), realiza a residência “Migrações Temporárias”. Todo o processo de ocupação poderá ser acompanhado com o webdoc que iremos publicar em capítulos na TV TEMPO.

Além do PADOX, a França marca presença no festival com o espetáculo “A lei do caminhante”, sobre o crítico de cinema Serge Daney e dirigido por Nicholas Bouchaud, e também com os registros do processo de criação da mais nova montagem do diretor e dramaturgo Bruno Bayen. Espanha, Holanda e Alemanha completam a seleção européia do TEMPO_FESTIVAL, com a performance, o documentário e a instalação da coreógrafa alemã Antonia Baehr,  a residência da holandesa Ria Marks e o espetáculo “Ni ogros ni princesas”, da companhia espanhola Provisional Danza.

Fortalecendo o diálogo artístico entre a Argentina e o Brasil, a dramaturga Beatriz Catani realiza uma leitura dramatizada de seu texto, “Patos Fêmeas”, por meio da parceria do TEMPO_FESTIVAL com o Festival PANORAMA SUR. Resultante de uma co-produção do TEMPO com a Maison des Arts Créteil, o Festival Internacional Santiago a Mil e o Festival d’Automne à Paris, estréia a nova obra da companhia Timbre 4, “El viento en un violin”, dirigido por Cláudio Tolcachir. A participação de nossos vizinhos se encerra com a peça “El passado es un animal grotesco”, de Mariano Pensotti.

A programação nacional fica por conta da Cia Munguzá de Teatro, de São Paulo, que apresenta o espetáculo “Luiz Antônio Gabriella”, sob direção de Nelson Baskerville. A jovem companhia Teatro Inominável estréia “Como Cavalgar um Dragão”, de Diogo Liberano e Flávia Naves, enquanto que o Brecha Coletivo, sob a direção de Miguel Thiré, apresenta o experimento “Que você gostaria que ficasse?”. A performance “3 tempos sobre o tempo”, com supervisão de Daniela Fortes, é a cereja deste bolo heterogêneo e transdisciplinar preparado pelo festival.

Agora que você já sabe de tudo o que vai rolar no 2º TEMPO_FESTIVAL, a melhor coisa a fazer é se programar. Aqui no site, você encontra diversas informações sobre as atrações, dentre entrevistas inéditas, textos e também o serviço dos espetáculos (locais, como chegar, sinopses etc.). Com tanta coisa, a impressão que dá é que vai faltar tempo para tanto TEMPO. Mas as coisas boas são assim: quando nos damos conta, elas já aconteceram. Portanto, prepare-se: você terá uma semana para matar a saudade!

Categorias: Notícias. Tags: 2º TEMPO_2011, Antonia Baehr, Beatriz Catani, Bruno Bayen, carrossel, Cia Munguzá de Teatro, Claudio Tolcachir, Clowns de Shakespeare, Complexo do Alemão, Dominique Houdart & Jeanne Heuclin, Mariano Pensotti, Nicholas Bouchaud, Provisional Danza, Ria Marks, Roberta Savian, Teatro Inominável e Timbre 4.