Quem teve a oportunidade de ir ao 1° TEMPO Festival, conhece bem Viviane Mosé. Em dezembro de 2009, a poeta e filósofa foi a curadora convidada do TEMPO, responsável pela palestra inaugural Desafios do Tempo, no Oi Futuro, que pode ser conferida na íntegra aqui no site, na TV TEMPO.
Em um primeiro momento, Mosé dedicou-se a pensar as relações que o ser humano mantém com o tempo, em encontros que contaram com a presença de ilustres pensadores e artistas do cenário cultural brasileiro (Heloísa Buarque de Holanda, Paulo Sérgio Duarte, Fernando Eiras, Pedro Butcher e Cristiane Jatahy). No 2° TEMPO, a poeta e filósofa oferece ao público a performance 100% Improviso, que será apresentada nos dias 29 e 30 de maio, no Espaço SESC em Copacabana.
Em 100% Improviso, Mosé convida os espectadores a participar de uma experiência de atualização da palavra poética. Teatro e poesia entrelaçam-se neste evento: trata-se de uma oportunidade de renovação do discurso cotidiano, a partir da atualização corporal realizada por Mosé. A performance, com isso, penetra na escrita poética, através da oralidade e do acontecimento cênico proposto pela poeta. O evento, portanto, aproxima-se do conceito de performance definido pelo pensador suíço Paul Zumthor, definida como uma ação oral-auditiva pela qual a mensagem poética é simultaneamente transmitida e percebida, no tempo presente, em que o locutor assume voz, expressão e presença corporal (física), enquanto o destinatário, que não é passivo, também se inclui como presença corporal dentro da performance.
Mosé comenta a nova emepreitada: “100% improviso é um espetáculo/performance, um convite ao adubo e ao enxerto da palavra quase sempre prevista, arranjada e quase morta; é um convite à renovação da voz por meio do abismo imprevisto da vida. A performer é poeta, psicanalista, filósofa. E tem muitas cartas na manga, mas o seu desafio é esquecer e deixar o silêncio inter-ferir sua voz. Até que sangre respingos na platéia”.