Compartilho aqui algumas frases que anotei no segundo dia do Encontro Artes Cênicas e Negócios, com livre tradução minha. Da voz dos curadores, ouviu-se a experiência de organização e da relação com os artistas; dos investidores e empreendedores, relatos de negócios.
Esse mosaico de frases provoca o teatro enquanto empreendimento e revela, também, a dimensão da paixão pela arte.
De Mark Russell, curador do Under the Radar, de NY:
“O festival é um ponto de encontro. Costumo falar para as pessoas que participam: esqueçam as regras durante os dias de festival. Não há regras. É um pouco como o carnaval”
“O boca-a-boca vale muito. Um artista ou um espectador que chega em casa, conte para outro o que viu. O boca-a-boca traz gente, faz um festival.”
“Acho necessário que o festival coloque artistas famosos e iniciantes no mesmo patamar. No espaço do festival, todos se apresentam da mesma forma horizontal.”
Bernard Faivre d’Arcier, curador da Bienal de Lyon e antigo curador do Festival de Teatro de Avignon:
“Lúdico e gratuito são dois termos que acabam com a indústria.”
Eva Doris Rosenthal, Superintendente de Artes / Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro:
“Eu amo o César, a Márcia e a Bia.”
Fernando Campos, da Aventura Entretenimento:
“Os musicais foram capa da revista Meio e Mensagem e a gente começou a chorar de emoção. O que a Aventura apresenta para o mercado é muito mais que um produto, é uma idéia, uma plataforma.”
“Por isso, estamos investindo em musicais brasileiros, na plataforma Brasil, com os espetáculos Elis, Chacrinha, Se eu fosse você.”
Carmen Romero, curadora do Festival Santiago a Mil:
“Organizar um festival é um ato de amor ao teatro”
“Nós, do Festival de Santiago, queremos ser a porta de entrada para o teatro latino, que se faz na América do Sul. Desculpe, brasileiros, mas queremos.”
Geraldo Neto, investidor do Gávea Angels:
“A proposta é ninguém perder. A questão da entrega é fundamental. Você tem que correr tanto risco quanto o seu financiador.”
“Quando vamos avaliar em que investir, vemos em primeiro lugar o empreendedor: quem é, qual é a sua experiência e a sua qualificação. Em segundo lugar, avaliamos o projeto. Em terceiro, a capacidade de ouvir.”
“Nenhum projeto começa de um jeito e segue igual até o final.”
Maria Arlete Gonçalves, diretora da MAG Consultoria:
“Demorou, hein, teatro. Demorou para discutir arte e negócio.”
“O elemento fundamental é o respeitável público. E o teatro não se beneficia do que qualquer marketing quer, que é estar perto do seu público, do seu consumidor.”
“O mercado não está fora do público. O público quer e pode exercer o seu direito de escolha.”
“As novas tecnologias mudam a relação do público com as artes. A música, o cinema e a literatura já estão com o foco nas plataformas digitais. E o teatro?”
“Por que há mais juventude no palco do que na platéia? Por que o teatro continua sendo o lugar do novo, da vanguarda, da expansão, mas as platéias não o acompanham?”